11 de dezembro de 2011

O rádio e Hilton Abi-Rihan

 Hilton é filho de Nagib e Matilde Abi-Rihan, são imigrantes sírio-libaneses que colaboraram sobremaneira na miscigenação do povo brasileiro. A colônia árabe foi muito importante para o país, quer pelo incremento no setor comercial, quer na rica cultura gastronômica que trouxeram das terras do profeta Maomé. O setor da radiodifusão, que atinge o imaginário popular,  passou a ser olvidado após o surgimento da televisão. Hilton Abi-Rihan, é capixaba de Mimoso do Sul, no extremo sul capixaba, quase dentro do território do Estado do Rio de Janeiro.  Separado pelo encantador rio Itabapoana, nascido nas alterosas mineiras, mas o seu longo curso, em território espiritossantense.
Em 1957, iniciou a sua carreira na ZYO-26, Rádio Difusora de Mimoso do Sul, sob a direção de Bernardino Pin. Hilton Abi-Rihan, é dono de uma tonalidade de voz invejável, e impostada por natureza. Um dos descobridores da sua voz, foi  o Professor de inglês - Lavoisieur Escobar - que o elogiava, pela espetacular pronúncia, que ele já possuia enquanto estudante.
Na busca de  novos horizantes, Abi-Rihan embarcou no trem noturno - uma simpática maria-fumaça - que depois de 10 horas de trajeto, desembarcou na Av. Francisco Bicalho, na estação final de Barão de Mauá, Rio de Janeiro. E bateu as portas da TV Continental, conhecida como Organizações Rubens Berardo, e foi admitido como repórter. Em seguida para a Rádio Continental. Convidado assumiu o programa “ Sergio Bittencourt ” na TV Tupi, e depois a TV Rio com o saudoso Hilton Gomes. Retornou a Rádio Continental e novamente migrou para a tradicional Rádio Nacional, ao lado de Washington Rodrigues, o Apolinho.
Passou a ser disputado pelas emissoras de rádio do Rio de Janeiro, pela sua originalidade vocal, e competência na condução da radiofonia. Pressentindo a importância desse locutor, a poderosa Rádio Globo o contratou para fazer o “ Show da Madrugada “. E sua voz era ouvida  em todo o  Brasil continental, e até no exterior ! Mais à frente, produziu e dirigiu o programa “ Alô Rio “ da Rádio MEC – do então antigo MEC. Até a   presente data, apresenta na Boa Vontade TV, com o quadro “ Samba & História “ e na Rádio Nacional, apresenta o “ Alô Rio “ desde 2009.
Hilton Abi-Rihan faz parte da história da broadcasting brasileira. Seu nome está inserido no radiodifusão do país. É um nome , que transformou-se num ícone respeitado do rádio, desde ao  Oiapoque até o Arroio Chui. E nas horas vagas, Hilton Abi-Rihan dá a sua colaboração no Clube Monte Líbano, na qualidade de sócio vice-presidente desse tradicional clube carioca.



Um comentário:

  1. GOSTARIA DE SABER DA DATA DA ENTREVISTA DO ABI-RIAN COM TIM MAIA- FOI NO SHOW DA MADRUGADA? Agradecidamente
    alagao.rio@gmail.com

    ResponderExcluir