6 de novembro de 2009

Los pocitos

Sobre a ponte Rio-Niteroi, de 15 km de extensão, é a mesma distancia de Mimoso do Sul até a São João do Lagarto, assim era conhecida e se tornou finalmente em Muqui, cidade amiga e a mais antiga vizinha. Pela ponte Rio-Niteroi é o trajeto rodoviário mais usado pelos espiritossantenses, para se chegar à Cidade Maravilhosa. Dificilmente um residente dessa veneranda cidade, não possui um parente, uma amizade que esteja morando no Rio de Janeira, anos a fio. Nessa cidade de coração tão grande, que disseminou o seu "modus vivendi", a carioquice, que começa mais ou menos em Rio Bonito, atingindo toda a baixada fluminense, parte da região dos lagos e as serras petropolitanas. E as zonas da cidade: centro, sul, norte, oeste, e ainda outras regiões que respiram o jeito carioca de ser, como Juiz de Fora, "estranhamente" em território mineiro. E o Maráca? O Maracanã, de grandes duelos de futebol, o maior espetáculo da terra. Sempre existirá o Marcanã, o único no planeta, quer pela sua história, quer pelo símbolo mágico que representa para todo o mundo. Não há similar.
João Barandi, um intrépido boiadeiro não teve uma boa recepção, na descida da ponte Rio-Niteroi, pois um monumental engarrafamento lhe aguardava. A lentidão do trânsito, coisa de cidade grande, irritou João Barandi. Para esquecer o momento estressante, passou a observar a cidade, olhando detidamente as montanhas e o mar, esse é o melhor colirio. Memorizar na retina. De repente deparamos com o Cristo Redentor de braços abertos a dizer : seja bem vindo. O Pão de Açucar, sustenta há anos o bondinho ligando-o ao Morro da Urca, palco de grandes shows musicais. A baia da Guanabara cheia de barquinhos, infelizmente poluida. Contudo se apresenta como uma invejável aquarela, de cores da bucólica paisagem brasileira, circundando o continente, indo até as paradisíacas praias de Camboinhas, Piratininga, Itaipu, Itaipuassu. Quando os gringos aportam, ficam embasbacados e atônitos. Não sabem para onde olham, de tanta belezura. Após longos passeios, os guias turísticos os levam a uma boa churrascaria, à moda brasileira. Ao adentrarem ao recinto vêem uma imensa variedades de frutas expostas em largos balcões, um reluzente caleidocópio da nossa fruticultura, eles gringos, exclamam: Oh. Indagam a todo instante, querendo saber sobre as mangas, cajus, graviolas e outras. As carnes vermelhas, e cortes especiais. É o Rio, é o Brasil. O Rio é pictórico. Van Gogh, um dos mestres do impressionismo, imagino tenha viajado em sonhos por essas terras de Jorge Amado, e ter se inspirado nas cores tropicais, na sua luminosa pintura.
A um olhar mais apurado, perceberá que o oceano Atlântico é mais verde-azul, em toda a Copacabana, sendo que na altura do Copacabana Palace Hotel, o mar é mais azul. Copacabana, é a princezinha do mar, como lhe cantou o compositor Carlos Alberto Braga, carinhosamente conhecido como Braguinha. O Copapabana Palace, foi construido para hospedar os reis da Bélgica. Por isso as suas concepções são originadas da realeza, sóbrias, imponentes e luxuosas.
O Rio será anfitrião das Olimpíadas em 2016, essa nobre missão delegada pelos gringos, comandantes do esporte amador no mundo. O carioca é muito gentil, criativo, e bem humorado. É o espírito habitado nesse povo "meio que cosmopolita" entre irmãos de todos os estados, destaque para os hospitaleiros nordestinos.
Infortunadamente foi um rio que passou na minha vida, e muitas outras vidas. O estrabismo das autoridades acabaram com a linha férrea. O primeiro a ser desativado, foi o itinerário Cachoeiro-Mimoso-Campos-Rio e vice versa. Barão de Mauá era a estação final, na avenida Francisco Bicalho. Para quem não sabe, nessa cidade de Mimoso do Sul,já discursaram em praça pública, personagens que pertencem a história da nação. João Belchior Goulart - Presidente da República Federativa do Brasil - tendo sido golpeado pelos militares em março de 1964. Os Governadores: do Rio de Janeiro - Carlos Frederico de Werneck Lacerda - um dos maiores oradores do Brasil. Do estado da Bahia - Juraci Magalhães - e o Prefeito de Duque de Caxias - o legendário Tenório Cavalcanti - também conhecido como o Homem da Capa Preta. Mais uma vez se acionou a máquina-do-tempo.
A distancia separa o corpo, contudo, a alma é indivísível. E "los" pocitos, continuam com as suas velozes e espumantes corredeiras.