2 de outubro de 2009

Abbey Road - The Beatles !


Sentir saudade é estar por fora ! Sem essa de falar de velhos tempos etc e tal ! Vez por outra ouço essas pérolas ! É pode ser... ou não! Há algum tempo atrás, se me permitem caríssimos leitores, citar o imortal Pedro Nava, membro da Casa de Machado de Assis, ou seja, da altiva Academia Brasileira de Letras, que certa vez vaticinou : a experiencia é uma lanterna que ilumina para trás ! Em mil novecentos e sessenta e nove, The Beatles, essa famosa banda inglesa de rock and roll, nascida em Liverpool, após seis anos de vida, desaparece, logo depois de gravar seu último disco, conhecido em todo o mundo como Abbey Road ! Nesse ano em curso essa gravação está completando quarenta anos. Esses jovens tinham na época trinta anos, quando realizaram esse fabuloso album musical. O lançamento desse disco, com eles atravessando na faixa de pedestre dessa rua londrina , é uma imagem tão conhecida quanto a Mona Lisa, Mickey Mouse ou Che Guevara. Abbey Road, é uma imagem emblemática dos anos sessenta, ressaltando que a travessia da rua é copiada(ou melhor, clonada ?) em muitos países. Sem nenhuma combinação prévia, os quatro integrantes, foram fotografados numa tarde londrina do dia oito de agosto de mil novecentos e sessenta e nove, por Ian MacMillan, e Paul MacCartney tirou o tenis, e caminhou descalço.
A realização desse disco foi muito difícil, pois, prenunciavam o fim do grupo. John Lennon e Paul MacCartney, atritavam em demasia. Não queriam se entender. As propostas não convergiam, o primeiro defendia a produção de um tipo rock básico, e Paul MacCartney optava pela linha alternativa dando continuidade a um outro famoso album conhecido como "Sergeant Peppers " .
As divergencias felizmente não impediram a realização do album. Tudo pode dar errado, quando robustos egos se digladiam, cada um com a sua verdade absolutista. Mas tal não ocorreu. Eles dividiram o disco de vinil, em duas partes, o lado A com as músicas de John Lennon, e o lado B com as Paul MacCartney, exceção aberta para as duas composições de George Harrison, que inicialmente as teve vetadas pelo Diretor Musical, o maestro George Martin, pois considerava ambas as músicas de baixa qualidade. Somente depois de muita conversa o empresário concordou em inserir as canções : Here Comes the Sun e Something, a primeira, foi composta nos jardins da casa do roqueiro Eric Clapton, anos depois Eric, fez uma canção para mulher de George Harrison - Patty Harrison, que em mil novecentos e setenta e sete, separou-se, e juntou-se a Eric Clapton. A letra de Here Comes the Sun,é um desabafo daquele que perdeu o seu amor, logo para um amigo ! A poesia tem afinidade com as dores do cotovelo ! Mal comparando, é um correspondente europeu do compositor gaucho, Lupicinio Rodrigues !
A última música de George Harrison no disco Abbey Road - Something - foi regravada por Ray Charles, James Brown e pelo então ícone da canção norte-americana - Frank Sinatra - que declarou que Something era " a melhor canção de amor nos últimos cinquenta anos ". Os Beatles foram e são até hoje, recordistas nas vendagens,  quando reeditam antigos albuns, os mesmos já saem esgotados das gravadoras. Hoje restam somente dois Beatles, a saber : Ringo Starr morador em Londres e Paul MacCartney, há muito  vive em Nova York, dizem ser um argentário, diametralmente oposto, a John Lennon.