7 de março de 2010

Saudação ao Comendador pelo Estado do Vaticano - Camilo Cola

Saudação ao Comendador e Deputado Federal – Camilo Cola
Em 6 de março de 2010

Saúdo a V.Excia.,na qualidade de mimosense,tendo minha familia aqui chegado em 1910,vindo de Taubaté – São Paulo.Nesse época,a sede da comarca era na mui heróica - São Pedro do Itabapoana – que teve seus órgão públicos saqueados em 02 de novembro de l930,e teve a sua sede transferida pela força das armas de fogo ! Eram tempos ditadorias,a partir dos cavalos amarrados – por Getulio Vargas - nos obeliscos do Palácio Monroe,na então capital do Brasil-Rio de Janeiro,que duraram 15 anos + o curto período democrático!
Hoje,se condena historicamente a forma truculenta da operação,porém se faz necessa´rio reconhecer que essa mimosa,salve mimoso do sul...plantou e colheu frutos dos m ais significativos,senhor deputado – Comendador Camilo Cola,Mimoso do sul foi o maior produtor de café do Brasil,na década de 40 ,sendo que na sua trajetória sempre conquistávamos um deputado estadual,sendo que numa mesma legislatura chegamos a ter três deputados estaduais e um federal – que acabou se tornando,governador do Estado do Espírito Santo – o Exmo Sr. Rubens Rangel !
E hoje Deputado Camilo Cola ? Com a erradicação do café pelo governo dos militares,as famílias rurais perderam seu posto de serviço e rumaram para alhures ! Aconteceu o êxodo rural,a população diminuiu,o seu colégio eleitoral encolheu,e perdemos substancia político-eleitoral... perdemos força no processo das tratativas do jogo político.E tem mais,o nosso IDH – Índice de desenvolvimento humano é dos mais baixos,e,é o mesmo índice registrado nos vizinhos do norte fluminense e zona da Mata das Minas Gerais ! Há muito os prefeitos vivem nesse Mimoso do Sul de pires na mão !!! Recebem os óbulos, ou a caridade instituicional dos deputados que chegam de longinquas terras, famintos de votos ! V.Excelencia, é um defensor de um voto útil,que lembra um voto distrital mixto,sonho desse modesto orador,mas que é um voto pregado sabiamente por V.Excia,que o batizou de Voto Sul !
Conforme me informou,ainda recém-chegado o nosso Presidente dessa Casa de Leis,símbolo-mor da democracia – o Vereador e futuro deputado estadual – Elcio Abreu !
Quero finalizar , e agradecer a presença de V.Excia,que é um exemplo de brasileiro empreendedor, de larga vivencia,que é um oriundo da querida Itália, e um herói anônimo da Segunda Grande Guerra Mundial juntamente com outro herói,dessa vez, o mimosense,o radio-telegrafista,seu companheiro de tropa o pracinha Alcir Rodrigues !
Comendador Camilo Cola,homem também das letras,amigo inseparável dos livros tal qual o saudoso José Midlin,ouso a dizer-lhe que um adágio,uma frase do sempre escritor russo Leon Tolstoi : “ Se queres ser universal,comece por pintar a sua aldeia “. Na simbologia,V.Excia foi e é um pintor da estirpe de um Van Gogh.Muito Obrigado,