18 de janeiro de 2010

Zilda Arns

Eis um exemplo para ficar gravado para sempre no coletivo da memória do povo brasileiro ! É a prática do bem,da fraternidade,do acolhimento e do amor àqueles mais necessitados e desprovidos,em especial às crianças,que são as primeiras vítimas da fome e das doenças ! Zilda Arns cuidava das crianças pobres doando a nobreza do seu amor fraterno!
Infortunadamente,o Haiti é o país mais miserável do planeta,talvez só outro país africano, conhecido como Biafra,seja a maior a mortalidade infantil de todo o universo conhecido pelo homem !
Zilda Arns após esse humanitário serviço no Haiti,o seu próximo desafio seria em direção a mãe África ! Seu propósito foi interrompido com a sua repentina morte !
Zilda Arns,era Fundadora da Pastoral da Criança - morreu no Haiti,vítima de um terrível terremoto que destruiu esse pobre e indefeso país que durante longos anos foi explorado pela França,que muito lhe deve,pois escravizou seu povo e chupou até o osso todas as riquezas naturais desse país co-irmão. O Presidente Sarkozy da França perdoou,anistiou a dívida que o Haiti tinha com a França ! Piada francesa de mau gosto ? O rei Carlos V da França,cobrou noventa milhões de francos, como se fosse um pedágio pela a independência do Haiti ! O Haiti pagou ao governo francês até 1888
Um verdadeiro absurdo !
E o pagamento dessa dívida foi honrado,porém,teve como consequencia o desabamento das finanças haitianas !
Tudo boa gente,esses franceses marca barbante !
Zilda Arns é de uma família de dezesseis filhos,seus pais são imigrantes alemães,tendo nascido em Santa Catarina no sul desse Brasil grande e generoso ! Ela era médica,formada na Universidade Federal do Paraná – aprofundou-se em Saúde Pública,pediatria e sanitarismo,visando salvar crianças pobres da subnutrição e da violência no contexto familiar e comunitário.Carregava uma enorme bagagem de conhecimento técnico-científico,sem nunca perder o seu viés humanista,essa era a sua maior marca da sua personalidade.
O governo brasileiro a indicou para receber a honraria do premio Nobel da Paz,expedido pela Academia Sueca,aos cidadãos que melhor se desempenham nos diversos setores da sociedade em todo o mundo !
Zilda Arns era uma Madre Tereza de Calcutá brasileira,essa foi outra extraordinária mulher que doou a sua vida aos pobres e desvalidos da Índia !
Zilda Arns,morreu no exercício da sua nobilíssima missão – prestar um serviço social de fraternidade as crianças famintas e doentes do Haiti.Muitos morreram por essa causa humanitária,todos foram importantes nessa equipe,a diferença, é a longa estrada percorrida pela Dra.Zilda Arns durante grande parte da sua vida !
Infelizmente,a luz no fim do tunel vai demorar para o Haiti ! Hoje somos todos haitianos,o sofrimento daquele povo terá que unir países,eliminar distancias,superar inimizades e mobilizar organizações e pessoas,porque o seu abandono seria o fim da esperança.Se o Haiti não nos comover,nada mais comoverá o mundo !
Foram muitas as declarações sobre Zilda Arns,essa extraordinária mulher,eis algumas destacadas por esse servidor que lhes escreve : NINGUÉM FEZ TANTO NO BRASIL PELA VIDA DAS CRIANÇAS QUANTO A ZILDA ARNS.SUA PERDA É DOLOROSA PARA TODOS NÓS ! Eis outra perola sobre Zilda Arns : FOI ELA QUE MOSTROU COMO É POSSÍVEL,COM A AJUDA DO TRABALHO VOLUNTÁRIO,ENFRENTAR OS PROBLEMAS SOCIAS E REDUZIR O SOBRIMENTO DOS MAIS POBRES . Talvez a melhor de todas as frases ,adaptada ao momento,é do poeta e mártir da sangrenta guerra civil espanhola,na década de 1930 - Garcia Lorca :
" TARDARÁ MUITO A NASCER,SE É QUE NASCE " e acrescentamos : ALGUÉM COM UM CORAÇÃO TÃO GENEROSO QUANTO AO DELA “
Zilda Arns se irmana entre outras heroínas brasileiras,tais como : Maria Ortiz,Ana Néri,Ruth Cardoso,Zuzu Angel,Nilse da Silveira ,Olga Benário Prestes,Maria da Penha(Lei Maria da Penha),e a mimosense :Antonica Moreira Luz ,entre tantas outras ! No proximo dia 08 de março - Dia Internacional da mulher - mais uma heroina se incorporará a galeria de mulheres que deixaram como legado a coragem em lutarem,arriscando suas vidas, contra a opressão e a miséria humana ! Doutora Zilda Arns,faz jus a essa titulação,não por ter frequentado uma Universidade e ser médica,mas pela grandeza sua alma,repleta de caridade ! Sempre mais !