13 de setembro de 2009

SPORT CLUB YPIRANGA - PRIMEIRA PARTE

Discorrer,falar da história do Sport Club Ypiranga, mais conhecido como
Ypiranga,será sempre uma honra,pois o futebol mesmo tendo nascido na Inglaterra,é um esporte nacional onde somos as maiores estrelas no cenário internacional.
O nome Ypiranga foi onde em suas margens se proclamou o ideário brasileiro da libertação do jugo lusitano! Essa é a uma das maiores simbologias do processo histórico-político-sociológico do Brasil ! E no sul desse modesto Estado brasileiro, que foi de grande  importância política,pelo estrabismo,hospedeiro do anacronismo do poder público de todos os tempos,floresceu nessa altiva e pequena cidade,há oitenta anos passados,nascia em 05 de março de 1929 - O Sport Club Ypiranga - sob a égide do direito de competir ! Um escrete da melhor qualidade, que muitas alegrias proporcionou aos espirotossanteses,vizinhos dos fluminenses e geograficamente localizados junto a majestade, o Rio Itabapoana.
O Estádio do Ypiranga recebeu o seu terreno onde se instalou,por doação de um benfeitor dessa cidade,que há muito merece um capítulo à parte, foi o  saudoso Cel.Joaquim Paiva Gonçalves, mais conhecido como Gamboa -  pai  do Vereador Francisco Paiva Gonçalves, o mais votado em 1947, também conhecido como Morgado(o primogênito) e de outros filhos.  A direção da agremiação em sua homenagem,batizou o complexo esportivo de Estádio Coronel Joaquim  Paiva Gonçalves. O primeiro Presidente do Ypiranga,foi Wandick Moreira,e na sequencia,
Nominato Paiva,Manieri Lima,Antoninho Paiva,Renato Sodré e outros.Essa primeira geração de dirigentes foi de suma importancia,porém os seus sucessores foram de igual ou maior relevância pelo espírito precoce do empreendedorismo,destaque para Manoel Barreto Ramos,nascido em Campos dos Goytacazes, tendo vindo para essa comarca por volta de 1938.Estabelecido no municipio,constitui família,e como Presidente do Ypiranga,abnegado,construiu a obra desejada por todos outros Presidentes anteriores,uma sólida arquibancada ! A sua equipe era formada de cidadãos ungidos do mesmo propósito,ou seja : projetar o Ypiranga fora das suas fronteiras ! Nas pessoas de Primo Neto e Mangueira,saúdo todos os demais colaboradores.