11 de agosto de 2009

Morreu fazendo o que gostava ...

Um rapaz de 28 anos,economista,da classe média carioca,voluntarioso,persistente nos seus objetivos,se aventurou, na busca de conhecer bolsões de miséria e de pobreza,auscultando as imensas comunidades carentes espalhadas pelo mundo afora ! Afirmava ser essa tarefa hercúlea,uma forma de preparar a sua tese de doutorado em políticas públicas !
Visitou cerca de 26 países da Ásia,Oriente Médio e por último a África.Morreu no início desse mes de agosto de hipotermia,ou seja morreu de frio numa localidade chamada de Maláui,no continente africano ! O mundo dito civilizado se mobilizou para encontrar o corpo do jovem Gabriel Buchmann - Sensilizado o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro chegou a se mobilizar para viajar para a lá,só não fez,pois,os voluntários canadenses o acharam antes,infelizmente morto !
Uma fatalidade ? destino ? os pais não estabeleceram limites ? tinha que acontecer ? estava escrito ? onde ? A imprensa tem noticiado acidentes de pessoas,infelizmente atingindo na sua maioria o segmento da juventude,pois mesma é sabidamente destemida,corajosa,porém muitas das vezes paga essas atitudes viris com a própria vida !
Expressiva parte da juventude procuram as atividades ditas radicais,pois a necessidade de afirmação, lamentavelmente ainda persiste.
Os psicológos,pedagogos e pesquisadores, recomendam aos pais aprenderem a dizerem não aos seus filhos, quando se tratar de matéria que os coloca sob o risco parcial ou total de vida !
Até recentemente,creio ainda existir, a defesa da tese de que os filhos não devem ser contrariados,pois essa praxis poderia advir daí alguns futuros desenhos traumáticos. Há controvérsias !
Esses acidentes fatais precisam de réus,ora culpam o serviço de metereologia,ora as autoridades ou os esquipamentos,quase nunca são imputados aos seus autores ou aos seus responsáveis,muitas das vezes falam à midia,de forma desoladora e patetica : Morreu fazendo o que gostava !