6 de junho de 2009

CARTA A UM AMIGO - Os Comissários do Povo

Caro amigo José


Nas duas últimas matérias que o meu preclaro e estimado amigo me enviou,uma sobre a bela Ilha de Cuba e a segunda ,discorrendo sobre a associação dos "alquimistas" da Petrobras ! Mesmo o amigo em ambos os textos, não ter me instado a tecer comentários,ousei fazê-los,se me permite,peço que me perdoe,caso lhe aborreça !
Creio existir uma associação dos engenheiros empregados da Petrobras,que é um aglomerado pequeno-burgues,que possuem o salutar hábito em degustar bons vinhos e ótimos queijos ! No setor elétrico possuimos similares,com o mesmo spirit of corp.
Certos colaboradores da associação em Furnas ,no passado recente, fingiam fazer movimento sindical durante a ditadura militar,pois além de medrosos,eram corporativistas, e não respeitavam o sindicato majoritário,praticavam o nefasto paralelismo sindical,enfraquecendo o movimento - representavam e ainda representam a casta : funcionários de nível superior - hoje,todos eles estão revelados : são autenticos pelegos,tanto quanto os milhares de sindicalistas contemporaneos do dirigente máximo do país,que estão transitoriamente instalados nos diversos cargos de confiança, aparelhando algumas instancias do estado,sob a proteção palaciana, e acompanhados de altos salários !
Alguns estão sendo investigados pelos órgãos federais,por suspeição de malversação da verba pública ! Outros fazem proselitismo políto-partidário.
A associação elitista dos engenheiros empregados da viuva do petróleo,está a merecer alguns comentários,dentre eles,se faz mister ressaltar que essas preocupações,lembram nitidamente a Guerra Fria,instalada no pós-guerra,entre os Países que integravam compulsoriamente o Pacto de Varsovia - o contraponto da OTAN ! Os membros desse aglomerado de plantão na Petrobras, estão sempre a esperar um golpe por parte das grandes potencias,ou uma invasão militar,por ar,terra e mar ! Ou melhor,afirmam demagogicamente que estão querendo tomar Petrobras,querem também o nosso gas,e outras reservas estratégicas,destaque para as reservas do pré-sal !
Quando O Presidente Obama chama o Nosso Guia(peço permissão ao jornalista Elio Gaspari para o uso do jargão: Nosso Guia ! ) de: o cara ! Os alquimistas através dos seus experts em geopolítica,afirmam irresponsavelmente que esse tratamento é uma forma estratégica de massagear o ego do Nosso Guia,pois a verdadeira intenção,na realidade é assaltar o Brasil !
Os Comissários do Povo,eram assim alcunhados jocosamente por Vladimir Ulianov Lenine - eram os grupelhos de ativistas que se posicionavam acima do bem e do mal,de forma hiperealistas,acima da própria Revolução bolchevique !
Os grupelhos,ou ações entre amigos,se intitulam os guardiães da moral e da ética da Empresa ,os seus quadros são oriundos da classe média,a praxis dessa associação tem similaridade com a mesma praxis dos membros do Exército da Salvação,instituição anacronica,tida como zeladora da moral e dos bons costumes.
A classe média por definição marxista é reacionária,não é pobre nem rica,(sonha em atingir ao topo da classe A),é uma classe recheiada de frustrações,que numa revolução popular,serão os primeiros a se perfilarem no paredão de fuzilamento,pois a pequena burguesia não é ,e nunca será um segmento social popular e muito menos revolucionário ! O leitmotiv desse segmento circunda ao redor do próprio umbigo,ou seja,vigora o interesse da corporação,salários diferenciados,plano de saude, emprego cativo e vociferam como nacionalistas,mas é um artificio,defendem o seu próprio staus quo do estamento social ora comentado, a qualquer preço,ou seja:desde que seja garantido o Romanée Conti e o Rockford !