5 de março de 2009

Torquemada !

..........................................................................................................................................................................

Quieto,quase não me movendo entre os labirintos da vida,com a "agenda cheia",quase sem tempo para realizar algumas tarefas,poucas chatas e meia duzia delas - enfadonhas - filmes que me deixaram sonolentos,em resumo : sem a mínima vontade de me apoquentar com matérias,tipo : ir a reunião de pais( fui convidado,por ser padrinho de um aluno) depois de tomar conhecimento das matérias que um jovem de 13 anos, na sétima série está a estudar na importantíssima cadeira de história.
A Idade Média,foi marcada por grandes acontecimentos importantes para a humanidade,com a libertação da França pela heroina Joana D'Arc,a imprensa por Gutemberg e a queda de Constantinopla,pelos turcos otomanos(1453),nessa data convencionou-se marcar o fim da Idade Média... Recentemente fui instado ajudar um aluno da série acima citada a elaborar um trabalho escolar na cadeira de história,para minha surpresa,esses deveres estavam relacionados nada mais nada menos a Nicolau Maquiavel,Guerra dos Cem anos,Guerra das duas rosas e por último o desconhecido Jean Botin,frances de origem - que foi defensor das fogueiras da Inquisição,inclusive para crianças e mulheres idosas acusadas de bruxaria. Porque não indicaram uma pesquisa sobre sádico espanhol,o frade dominicano Tomas de Torquemada,que orgasmava ao queimar pessoas vivas nas fogueiras,acusadas pelo conhecido e temido,como "Santo Oficio" da Igreja.
Seria melhor pesquisar aos treze anos a Queda de Constantinopla e seus efeitos,ou a vida e obra de Joana D'Arc,ou para complicar mais ainda : emitir opinião sobre a Ecclesia,interpretar "O Processo" de Franz Kafka e por último as obras de William Shakespeare !
Se a pedagogia dessa escola está querendo competir com a escola progresssita inglesa - Summerhill - ou se pretende revolucionar o ensino partindo de um núcleo que apresenta, grau de dificuldade inexorávelmente perceptível ?
(Não)paira a dúvida no ar, o corpo docente ora em tela, não possui suficiente "background" para monitorar,orientar esse processo por demais complexo !
O solicitação do corpo docente está anos-luz distante,para sustentar a temática pautada para os depauperados alunos,vítimas da falencia do ensino público brasileiro et caterva.
Aluno em grego significa : a = sem e luno = luz - desse jeito,se nada for feito estarão brevemente cegos,ou estrábicos ! Lente é sinônimo de professor !