4 de outubro de 2010

Candidatos : são 54 milhões de votos no ar !

É preciso atenção para interpretar o resultado das eleições gerais realizadas no país.É como fazer de uma laranja,uma laranjada.Primeiramente,tomar conhecimento,que desde a proclamação da República,há vinte e cinco anos,o processo político-eleitoral não é interrompido.Uma demonstração da consolidação da democracia no nosso grande e continental Brasil.Uma vitória do povo brasileiro que resistiu as duas ditaduras - a era Vargas e a militar,que duraram respectivamente quinze e dezoitos anos !
Votar e ser votado,o direito de expressar as idéias,imprensa livre,ir e vir sem ser molestado e tantas outras prerrogativas que fazem parte do rosário de direitos do cidadão brasileiro ! E a contrapartida são as obrigações do indivíduo em respeitar o direito do seu semelhante e as leis vigentes no país,na busca de uma convivência harmônica e fraterna !
Grande parte das eleições foram realizadas com sucesso,não se registrou nenhum tipo de conflito durante o processo eleitoral.Ainda teremos o segundo turno,buscando a escolha do futuro Presidente da República,que independente do resultado do pleito presidencial,todas as forças políticas,estão comprometidas a discutirem a reforma política,que a nação exige.
Tomemos alguns poucos exemplos : 1) a representação dos deputados federais do nordeste não poderão ser abaixo de oito deputados federais ! Essa modalidade foi inventada pelo General-presidente Ernesto Geisel.Nenhum parlamentar teve a coragem de propor mudanças,nessa absurda paridade.Em resumo : quaisquer que sejam as populações de Roraima,Amapá,Sergipe ou o Rio Grande do Norte,terão no mínimo oito deputados !
Pasmem, nos demais estados,são proporcionais ao colégio eleitoral de cada um ! 2) Outra reforma seria o financiamento das campanhas através de recursos públicos,pois os candidatos mais endinheirados,não comprariam votos com tanta facilidade.O caixa dois das campanhas estariam com os seus dias contados...3) O voto distrital mixto ou não,seria igualar as representações nas casas legislativas. Os candidatos estariam ciscunscritos ao seu distrito eleitoral,quer dizer,só poderiam ser votados pelos eleitores do seu domicilio eleitoral e a circunvizinhança.São tantas as modificações a serem discutidas,rejeitadas e aprovadas ,na busca do aperfeiçoamento das nossas instituições.
No frigir dos ovos,estão vivos,cerca de cinqüenta e quatro milhões de votos a serem amealhados ou não pelos candidatos postulante a presidência da República para os próximos quatro anos.Numa análise fria,a atual conjuntura assim se portou : em terceiro lugar,Marina recebeu vinte milhões de votos,e não votaram quase vinte e cinco milhões,e anularam os seus votos : seis milhões de pessoas e votos em branco,o numeral de tres milhões e quinhentos mil votos...No total se apura,o montante de 54 milhões de votos a serem disputadíssimos no dia 31 de outubro do ano em curso !

Sempre mais,
Gilberto Machado