4 de maio de 2009

GRAVE SUSPEITA,GRIPE SUINA !

******************************************************************************

Fiquei a matutar,inquieto,buscando de lá e de cá informações mais consistentes sobre a origem da chamada gripe suina,pois a imprensa nada noticiava,essa epidemias,muitas da vezes os técnicos,pesquisadores e até cientistas fazem verdadeiras varreduras na busca da gênese da moléstia e acabam sempre descobrindo algum indicativo,os exemplos aí estão :surgida na Inglaterra - O mal da vaca louca - sustentam os estudiosos da matéria, que muito provavelmente,a ração processada da própria carne de bovinos tenha sido a causa ! AIDS,de origem africana,suspeitam os cientistas ser o chimpanzé ou outro primata como hospedeiro do virus HIV. E a gripe suina? Sua origem é no Mexico,num pobre lugarejo,cujo o nome significa júbilo,saudação que nos remete aos ceus ! Por ironia do seu destino,foi batizada com o nome de: La Gloria ! Na área de Perote,no Estado de Vera Cruz.Nesse endereço reside as Granjas Carrol,pertencente a Smithfields Foods.Essa mesma empresa foi expulsa dos Estados norte-americanos da Virginia e da Corolina do Norte,pois foram responsáveis por sérios danos ao meio-ambiente ! Advinhem,fugida,para onde essa empresa foi se instalar ? Certamente para um país latino americano,dessa vez de lingua hispanica !
Dentro das normas do NAFTA - a empresa se transferiu em 1994 para La Gloria,com apoio do governo mexicano e pelo tratado a empresa acima citada não está sujeita ao controle regular das autoridades do país ! Inacreditável,mas isso ocorre em países cujo os governantes são fracos e suspeitos de práticas corruptas,essas figuras públicas são encontráveis mundo inteiro,porém mais acessáveis nos países cognominados de terceiro mundo.
Os habitantes de La Gloria,alguns trabalhando na Carrol não tem dúvidas : a fonte da enfermidade é o criatório de porcos,que produz 1 milhão de suinos anualmente.Segundo informações,as fezes e a urina dos animais são depositadas em tanques a céu aberto,sobre cuja superfície,densas nuvens de moscas se reproduzem em enormes progressões. A indústria tornou a vida dos moradores de La Gloria num verdadeiro inferno, que situados em nível inferior na encosta da serra,recebem águas poluidas dos riachos e dos lençois freáticos ! A contaminação do subsolo já foi denunciada as autoridades, e o resultados todos sabem !
O Governo mexicano pressionou a OMS - Organização Mundial de Saude - importante órgão da Organização das Nações Unidas,que concordou em mudar o nome da gripe suina para Gripe -A.
Ao retirar essa denominação,ocultou a sua etiologia a que os povos do mundo tem o direito de saberem ! A doença foi diagnosticada em um menino de La Gloria,ao lado das águas infectadas pelas Granjas Carrol - empresa criadora de porcos - que nos exames realizados se encontrou a cepa da gripe suina . O resto pelo que se sabe é o conluio entre o governo conservador do Mexico e as Granjas Carrol - com a cumplicidade da OMS/ONU.


Observação : Essa cronica foi baseada nos artigos escritos : jornalista Mauro Santayana dia 01 de maio de 2009,pág A2 e no Caderno Internacional em 03 05 2009,pág A29 - Jornal do Brasil - Rio de Janeiro