8 de setembro de 2010

Ávidos por um donativo !

Anualmente se processa a colheita do café conilon,cientificamente identificado como coffea canephora,nos dias finais do mês de abril,se inicia a colheita nos cafezais.Nesse ano,outra colheita se dá no campo e na cidade,é a colheita do voto eleitoral,visando as eleições proporcionais,que são os deputados estaduais e federais e as majoritárias,para os senadores e para o Governadores em todos os estados brasileiros.De todos os cargos, o único que dá o direito para votar em dois candidatos,são os senadores,pois a renovação são de dois terços no Senado Federal.O direito de votar é uma manifestação que simboliza a maior conquista do povo brasileiro,que é a democracia ! Para quem viveu ou se informou sobre os anos de chumbo,ou melhor a ditadura militar,que durou dezoito anos,sabe perfeitamente,o que é viver debaixo das ordens dos verdes-oliva !

É assim em todo o mundo,o voto é universal ! É a sagração das liberdades individuais !

Nesse momento como votar ? Como escolher os candidatos ? Eis uma tarefa para Hércules,famoso pela sua força,que segundo a mitologia grega,cumpriu os seus12 trabalhos,daí resultando os doze signos do Zodíaco? Ou me posicionar tal qual o grande filósofo grego,que cunhou a célebre frase : Tudo que sei,é o que nada sei !

Arriscar ou repetir alguns de critérios oficiais veiculados pela midia,tais como não vender o seu voto,se faz necessário bater nessa mesma tecla,pois essa prática é um crime,muito mais do que penal,pois é um crime cívico.Vender o voto é ofender a cidadania,um mau exemplo para a sua comunidade e para juventude,nossos futuros dirigentes ! A gama de candidatos com as suas propostas miraculosas,algumas seriam cômicas se não fossem trágicas,mostrando as vísceras de uma sociedade,tristemente atrasada.Alguns candidatos prometem o impossível,apresentando propostas para os setores
como : segurança,educação,saúde,transporte,serviço social,agricultura e outros !

Outros vêem de fora, de outros distantes municipios e aqui também fazem voto de fé e de solidariedade.Uns por serem professores, médicos,policiais,enfermeiros,líderes comunitários,operários,religiosos de todos os matizes,passam-nos a idéia que poderão transformar a péssima qualidade da educação,ou a segurança das famílias,ou diminuirem as filas nos hospitais e melhor atendimento,ou a construção de estações de água e esgoto e estradas,e salários mais dignos ou quem sabe,um lugar mais confortável no paraíso ! Essa fotografia é quase oficial,ínfelizmente é nacional ! Melhor do que dar o peixe,é ensinar a pescar ! Não adianta exportar carne e soja em dimensões espetaculares,se o nível da educação no país cresce igual rabo de cavalo ! Não estamos preparando quadros profissionais para enfrentar os desafios do mundo tecnológico !

Enguanto a prioridade na área educacional não for fomentada,abanada,estaremos marcando passo,igual a Portugal,que depois de séculos conseguiu conquistar o seu primeiro e único premio Nobel,pela obra de José Saramago ! O Chile possui dois premios Nobel de literatura ! O Brasil entre 2006 e 2009,registrou uma queda de 5,6 % , de matrículas no ensino médio,quer dizer em números absolutos,que deixaram de cursar as escolas de ensino média,cerca de 87.244 alunos ! O mundo somente nos respeitará quando o Brasil erradicar por completo o analfabetismo,quando as crianças cumprirem todo ciclo básico e chegarem em sua esmagadora maioria a um curso técnico profissionalizante,quando existirem mais bibliotecas públicas e as livrarias venderem mais livros com preços acessíveis,isto posto,o Brasil estará livre da ignorância política,que na atualidade,através dos falsos líderes, negociam o seu voto e de centenas de outros liderados,carentes de educação e ávidos por um donativo !





Sempre mais,

Gilberto Machado