27 de agosto de 2009

TED KENNEDY




JOSEPH KENNEDY E ROSE KENNEDY CATÓLICOS DE ORIGEM IRLANDESA, IMIGRARAM PARA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE, ONDE CONSTITUIRAM FAMILA, E TIVERAM OS SEGUINTES FILHOS E FILHAS : EUNICE, JOE, PATRICIA, MARIA, KATHLEEN, JOHN, ROBERT E TED. O FILHO MAIS VELHO JOE KENNEDY, MORREU EM COMBATE NA SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL. JOHN FITZGERALD KENNEDY, ENGUANTO PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA DO NORTE, FOI ASSASSINADO BRUTALMENTE NO EXERCÍCIO DO PODER, NA CIDADE DE DALLAS - TEXAS, EM 22 DE NOVEMBRO DE 1963 - O AUTOR DOS DISPAROS DE UM RIFLE, FOI LEE OSWALD, QUE EM SEGUIDA FOI ASSASSINADO POR JACK RUBY. DEPOIS SEU IRMÃO ROBERT KENNEDY, ENTÃO PROCURADOR DA REPÚBLICA, EXECUTADO PELO JORDANIANO SIHAN BISHARA SIHAN,  EM LOS ANGELES NO DIA 05 DE JUNHO DE 1968, QUANDO SE PREPARAVA PARA SUCEDER O SEU IRMÃO NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. AINDA RESTAVA SEU IRMÃO CAÇULA, CONHECIDO ENTRE OS AMERICANOS COMO TED KENNEDY OU EDWARD FITZGERALD KENNEDY, COMO SENADOR PELO ESTADO DE MASSACHUSETTS, SERVIU NO MANDATO DE DEZ PRESIDENTES, INCLUINDO SEU IRMÃO JOHN KENNEDY. ESTRANHAMENTE OS HOMENS PÚBLICOS DA GRANDE NAÇÃO DO NORTE, TEM SIDO NO CURSO DA HISTÓRIA VITIMADOS POR CRIMES DE MORTE. O MAIOR PARADIGMA, O  MAIS UNIVERSALIZADO VINDO DESSA AMERICA , É A DO FILHO DE UM SAPATEIRO - ABRAHÃO LINCOLN - QUE CHEGOU A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, E TAMBÉM FOI ASSASSINADO EM 14 DE ABRIL DE 1865, PELO EX-ATOR JOHN BOOTH.  O OUTRO, FOI O FAMOSO LIDER CIVIL NORTE-AMERICANO, PREMIO NOBEL DA PAZ, QUE TOMBOU, VÍTIMA DE MAIS UMA VIOLENCIA PERPETRADA TAMBÉM NOS ESTADOS UNIDOS - MARTIN LUTHER KING - MORTO EM 04 DE ABRIL DE 1968 POR JAMES EARL RAY,  NA CIDADE MEMPHIS, NO ESTADO DO TENNESSEE. OS MOTIVOS MAIS APARENTES DAS MORTES DE HOMENS PÚBLICOS E LÍDERES CIVIS, ESTÃO VINCULADOS A INTERESSES ESCUSOS, QUE AO CONTRARIAREM PAGAM COM A PRÓPRIA VIDA. DURANTE A DITADURA MILITAR BRASILEIRA, QUE DUROU LONGOS DEZOITO ANOS, MUITOS LÍDERES MUNDIAIS DENUNCIAVAM A PRÁTICA DA TORTURA NO BRASIL, DENTRE ELES, DESTAQUE PARA O SENADOR TED KENNEDY, QUE PROFERIU DISCURSOS NO CONGRESSO AMERICANO CONTRA O REGIME DE EXCEÇÃO INSTALADO EM 1964. POR CONTA DO APOIO, NO DIA 12 DE JULHO DE 1970,  O GENERAL-PRESIDENTE EMILIO MÉDICI, ATRAVÉS DO SEU MINISTRO DA JUSTIÇA, EMITIU A SEGUINTE NOTA DE CENSURA PARA A IMPRENSA DE TODO O PAÍS :
" É PROIBIDO DIVULGAR AS DENÚNCIAS DO SENADOR EDWARD, DIGO TED KENNEDY, SOBRE AS TORTURAS NO BRASIL " PELO FATO DA FAMILIA KENNEDY SER CATÓLICA, A ALA PROGRESSISTA DA IGREJA, INFORMAVA AO SENADOR TED KENNEDY SOBRE A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO PAÍS. O SENADOR TED KENNEDY MORREU,EM 26 DO CORRENTE, PROVENIENTE DE UM CANCER, SEM TER JAMAIS EXPERIMENTADO NENHUMA CANDIDATURA A PRESIDÊNCIA,.  ESPECULAVA-SE QUE APÓS O ACIDENTE, QUANDO DIRIGIA O SEU AUTOMÓVEL, EM 1969, VITIMANDO A SECRETÁRIA MARY JO KOPECHENE, O FATO EM SI, ARRANHOU PROFUNDAMENTE A SUA IMAGEM, O SUFICIENTE PARA NÃO ARRISCAR A CONCORRER AO CARGO MÁXIMO.
A CERIMONIA FÚNEBRE DO SENADOR KENNEDY, ACONTECEU NO ÚLTIMO SÁBADO, NO CEMITÉRIO MILITAR DE ARLINGTON, ONDE REPOUSA SEUS IRMÃOS JOHN E ROBERT,  E CONTOU COM A PRESENÇA DOS TRES EX-PRESIDENTES, PELA ORDEM : JIMMY CARTER, BILL CLINTON, GEORGE BUSH E O ATUAL PRESIDENTE BARAK OBAMA, E DE DEZENAS DE SENADORES E DEPUTADOS.  OS ANALISTAS POLÍTICOS NORTE-AMERICANOS, VATICINAM PREVISÕES DE QUE OS KENNEDYS NÃO DEIXARAM SUCESSORES POLÍTICOS PARA OS PRÓXIMOS ANOS. CREIO QUE COM O DESAPARECIMENTO DESSE ÚLTIMO KENNEDY, ENCERRA A LONGA E DRAMÁTICA CAMINHADA DOS KENNEDY NA TERRA DO TIO SAM.