6 de outubro de 2009

SPORT CLUB YPIRANGA - SEGUNDA PARTE

É muito prazenteiro escrever,escarafunchar e pesquisar sobre a vida e a obra esportiva e antológica do Sport Club Ypiranga.
É também muito salutar ouvir as inúmeras estórias do Amador Raimundo de Oliveira,ex-técnico do infantil e Murilo de Oliveira,que foi jogador-atleta,ambos de memórias privilegiadas, contam casos que não estão nos registros oficiais !
Quando eles falam sobre o Sport Club Ypiranga,tive a nítida sensação que faróis invisíveis acendiam nos seus olhos ! Depõem como se estivessem no Museu da Imagem e do Som no Rio de Janeiro ! Com alegria e com amor,pois a época da paixão já passou,agora é o amor maturado,e recordar é viver !
São quase unânimes nas suas assertivas : perguntados,disseram que os maiores craques aqui nascidos,na década de sessenta,foram os dois Antonios,dois Toninhos,a saber : Toninho Brochado e Toninho Leite! O primeiro pertencia ao Sport Clube Ypiranga e o segundo ao Independente Atlético Clube.Garimpando as suas atas desde o ano da fundação do Sport Club Ypiranga em 1929,coincidentemente foi um período difícil para todo o mundo,pois nesse ano ocorreu o crack, a falencia da Bolsa de Nova York e em seguida,a terrível depressão economica,atingindo toda a nação americana do norte ! Tal crise foi enfrentada com determinação e tenacidade pelo grande Presidente Franklin Delano Roosevelt !
As atas do Sport Club Ypiranga revelam a história dessa cidade,dos seus costumes e dos seus valores.Impressiona-me sobremaneira a forma cavalheiresca, consensual e moderna,que estão reproduzidas fielmente nos seus alfarrabios. Os livros de atas são um memorial para serem profundamente pesquisados. É de se supor,a defesa de uma tese de mestrado em sociologia,pela organização e outros atributos aqui citados no interior desse texto. A praxis de rotina era a do consenso,pois salvo algum engano, ,os diretores eram votados dentro de um espírito de conciliação, de concórdia,pois,possuiam como foco coletivo,transformar o Sport Club Ypiranga num grande time de futebol. E conseguiram bravamente ! Eis um importante paradígma : quando um diretor renunciava a sua função,por razões de não poder compatibilizar a sua atividade profissional com o Clube, a mesma era acatada, e o mesmo continuava a colaborar com a agremiação.A sua substituição era sempre pela esmagadora maioria ! Um procedimento ,tal qual, a de uma instituição colegiada,muito comum entre os europeus.
Narrar sobre a historia do Sport Club Ypiranga,é uma densa tarefa,pois está visceralmente vinculada ao trajeto histórico dessa modesta e altiva cidade.Não serão parcos capítulos que encerrarão a história dos homens que construiram essa vitoriosa agremiação. Foi erigido através dos tempos um processo,repleto de projetos que caminharam à frente,e os homens bem-aventurados que tocaram essa obra foram inúmeros, e citá-los a todos seria uma missão hercúlea, e com o risco do cometimento de um ou outro esquecimento ! Tomando por exemplo a construção da arquibancada,que está merecendo de algumas justas inserções,a bem da verdade. A arquibancada era um sonho acalentado desde a época do Presidente Walter Bruno Pinheiro,que exeperimentou diversos mandatos,é considerado um dos baluartes do Sport Clube Ypiranga nos seus primeiros anos de existência.A pedra fundamental dessa obra foi colocada pelo Presidente Walter Bruno Pinheiro e seus diretores William e Weston Moreira entre tantos,em seguida pelas mãos do então Presidente Antoninho Motta,outro desportista de alta magnitude,coadjuvado pelos seus auxiliares eleitos durante a sua gestão.O Sport Club Ypiranga era um campo aberto,obviamente não lhe facultava o direito da cobrança de ingressos ! Eis os ypiranguistas que comandaram a edificação do muro do Estádio Cel. Paiva Gonçalves,conhecido carinhosamente pelo apelido de Gamboa,eis os seus nomes : Os Belloti,Caetano e Silvio,Sergio Mileipe,Giovani Guarçoni,Domingos Brum,entre outros.Permissão para destacar o Presidente José Heleno Lima Leite,que com a têmpera de um administrador eficiente,construiu finalmente,o alambrado do campo de futebol e reformou os vestiários !

Fonte: As atas do SCY.Entrevistados : Giovani Guarçoni,Amador Raimundo de Oliveira e Murilo de Oliveira
Obs.Nos capítulos posteriores,abordarei o SCY sagrando-se vice-campeão sulino em 1961 e campeão sulino em 1962,sob os auspícios da LDCI(Liga Desportiva de Cachoeiro do Itapemirim).Naquele momento, o técnico era o competente Duduca Zigoni. Mais a frente o SCY,conquistou outros campeonatos que serão comentados oportunamente,bem como os seus personagens.

Mercedes Sosa

#################

Quem foi Mercedes Sosa ? Mercedes Sosa,antes de mais nada foi uma mulher corajosa ! De origem argentina deu um vigoroso combate nos momentos negros das ditaduras instaladas no continente latino americano ! Quando muitas pessoas e artistas enfiavam o " rabinho entre as pernas " com medo dos militares,Mercedes Sosa,não se intimidou e lutava com as suas canções de protesto, denunciando as torturas,a censura a imprensa e a total falta de democracia nos países co-irmãos ! Tudo isso ocorria há trinta anos !
Morreu ontem aos setenta e quatro anos em Buenos Aires, e está sendo velada num dos salões do Congresso Nacional da República da Argentina.Assim cantava Mercedes Sosa : Gracias à la vida / que me ha dado tanto ! Caros ouvintes se me permitem,eis a tradução: " dou graças a vida que tanto tem me dado ! esses versos são de Violeta Parra,outro ícone da música latina-americana !
Mercedes Sosa era conhecida no mundo como a " Voz da America Latina " .
Deixa-nos uma vasta obra da música folclórica da sua terra,como também gravou sucessos de compositores de outros países latinos ! O acervo musical de Mercedes Sosa está recheiado de um forte cunho social e político.Durante grande parte da sua vida resistiu as perseguições políticas.Ela conseguia amalgamar nas suas músicas,boas doses de "molhos de romantismo " !
Em 1979,durante um show,onde a Mercedes Sosa cantava para os seus patricios,o palco foi invadido,e ela foi presa, e pasmem ! O público também foi detido pela ditadura argentina ! Mercedes Sosa exilou-se e somente retornou a Argentina no final do ciclo militar argentino,tal fato ocorreu em 1982.Realizou trabalhos em parceria com Milton Nascimento,Daniela Mercury e Caetano Velloso.Antes de desaparecer,lançou no mercado fonográfico o seu último album de nome " Cantora 1 ",com a participação da cantante Shakira e outros,que pela vendagem dos discos,concorre a tres premios do Grammy Latino,que será entregue no dia 5 de novembro em Las Vegas ! Mercedes Sosa será reconhecida pela história do continente sul americano como uma heroina,somente as futuras gerações poderão confirmar esse vaticínio !