3 de agosto de 2010

Sanfona e viola

O mestre Artur da Távola ensinava que a repetição de eventos culturais,com o tempo se transformam num processo permanente.Se consolida de tal forma que as gerações futuras,naturalmente darão seqüência e não permitirão a interrupção da efeméride ! No Rio de Janeiro,um caso típíco foi o CCB – Centro Cultural do Banco do Brasil - que começou timidamente e hoje é referencia nacional
.Abrigando desde exposições importantes de quadros,fotografias,amostras de filmes alternativos,festival de quadrinhos animados e outros parangolés ! O CCB, é uma atração que compõe o roteiro turístico da - mui heróica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro - nossa cidade-gêmea !
Idêntico fenômeno aconteceu,quando há 12 ou 13 anos passados,o poder público local,inaugurou o Festival de Sanfona e Viola,com um tremendo sucesso,que para corroborar,vieram de alhures,artistas cultuadores desses tradicionais instrumentos,tais como : Almir Sater,Renato Teixeira,Dominguinhos,Zé Ramalho,Sergio Reis e tantos outros.Esse Festival descobre novos talentos,e a histórica São Pedro do Itabapoana,acolhe a todos com prazer e oferece bed and breakfest,ou melhor,cama e café.Os turistas afloram de todos os lados,desde Vitória,Cachoeiro do Itapemirim,Rio de Janeiro e outras cidades da circunvizinhança ! É um espetáculo dígno de aplausos,pois além da preservação desse estilo brasileiríssimo,essa sonoridade vinda dos vales,dos bosques e riachos – são tocados,na sua maioria por pessoas simples, e sábias,cuja a origem está no campesinato ! E para complementar,criou-se uma belíssima orquestra de sanfonas e violas,cujos músicos foram amealhados entre a juventude. Um dos suportes são as aulas regulares, ministradas por profissional do setor.
Essa mesma orquestra,no amanhecer,se fez presente,celebrando o alvorecer,com a suavidade da sua música ! Congratulo o poder público,pela sensibilidade em dar segmento a esse processo cultural,que a todos encantam !
Cuidadosamente peço desculpas,porém algo ficou a desejar : os carros de som perturbaram e agrediram os turistas,que foram estupidamente acordados nas madrugadas pelos sons ensurdecedores e também estúpidos, de poderosos altos falantes ! A continuar essa desordem pública,os turistas não retornarão e o Festival de Sanfona e Viola da altiva São Pedro do Itabapoana,poderá desaparecer para sempre !

Sempre mais,

Gilberto Machado