15 de março de 2010

Mestiço

Há muito escuto, a expressão : m e s t i ç o !!! O que é ser mestiço nesse Brasil de Carlos Drummond de Andrade ?
Todos os brasileiros sabem que o Brasil foi descoberto pelos portugueses,que na época eram bons navegadores,e, a estratégia era descobrir terras do além-mar ! E dominá-las e explorar, até o osso todas as suas riquezas naturais.Era o objeto de todas as longas e incertas viagens marítimas ! Assim se procedia a política vigente durante a Idade Média. Naqueles tempos,o império mais importante no muindo era o da Inglaterra,quando se transformou no imenso Reino Unido da Grã-Bretanha.
Para o Brasil vieram os portugueses,que além da sua elite,viajaram ,àqueles que estavam nas prisões,para ajudarem na colonização do nosso país.Os colonizadores encontraram os índios,que não se adaptaram a desumana prática da escravatura,imposta pelos portugueses.Não satisfeitos,os colonizadores foram buscar na mãe África os negros e os escravizaram barbaramente por longo tempo.
Vários séculos se passaram,se fazendo necessário conhecer,investigar e conceituar o resultado sociológico desse parcial processo cultural – em resumo,saber quem é realmente o povo brasileiro !
As pesquisas foram empreendidas,através de pergaminhos,documentos e parcos livros espalhados pelos museus e bibliotecas do mundo ! Desde o famoso historiador e sociólogo Sergio Buarque de Hollanda,que curiosamente morou em Cachoeiro do Itapemirim,onde foi editor em 1932 do jornal " O Progresso " .Depois foi para a Rio de Janeiro e publicou um rico tratado de sociologia com o seu livro,cujo o título é : " Raízes do Brasil ",um outro estudioso sobre o povo brasileiro,destacando-se a pesquisa sobre as populações indígenas,foi o antropólogo e criador da UNB - Universidade de Brasilia - Professor Darci Ribeiro !
Chegamos até a um outro pesquisador,que os antecedeu nessa matéria,sobre a gênese,ou melhor,sobre a origem e o desenvolvimento da nossa raça – trata-se do pernambucano de Recife,nascido no dia 15 de março de 1900.É o autor da bíblia da sociologia brasileira,com o livro : - Casa Grande e Senzala – o Mestre Gilberto de Mello Freyre,pós-graduou-se brilhantemente na Universidade de Columbia,nos Estados Unidos.Proferiu diversas palestras em muitas instituições de ensino superior.
Ele,o Mestre Gilberto de Mello Freyre,foi o que mais profundamente visitou as vísceras,digo-lhes,as tripas intestinas do modus-vivendi do povo brasileiro...O Mestre observou longamente os hábitos e os costumes do Brasil-colonia,sacou com sabedoria,a mestiçagem como resultado das relações entre brancos,índios e negros. Esse é o nosso feijão,arroz e farofa ! Somos todos,na sua esmagadora maioria,descendentes dessas três raízes étnicas.Não há como negar,ou escamotear,a nossa raça mestiça,que muitas das vezes,não aparece na cor da pele,mas,evidencia - aponta nos costumes e no sangue...
Na América do Norte,já se processa um exame de sangue,que determina a composição das quantidades percentuais das hemáceas, por raça,quer dizer,registra quantos por cento o sangue possue de origem européia,ou africana ou indígena ! E são muitas as surpresas,pois o indivíduo poderá ser de uma cor,e a sua constituição sanguinea não corresponder os seus olhos verdes ,por exemplo !
Mestre Gilberto de Mello Freyre,do alto da sua mundividencia,ou da sua sagacidade ,descobriu essa amálgama,essa mistura que ao mundo faz inveja,dessas tres raças preponderantes : indio,branco e negro ! E a lavrou nos compendios da nossa história.
Donde se conclui : O povo brasileiro é mestiço !!!


Sempre mais