25 de outubro de 2010

Pelé !

Pelé - é por esse nome que o mundo o conhece ! Foi considerado o “ Atleta do Século”,pelo conceituado jornal francês - L’Equipe - em 1981.Edson Arantes do Nascimento,assim foi batizado.Mineiro de Tres Corações,começou no Santos Futebol Clube aos 15,sendo que aos 16 estreiava na Copa do Mundo realizada na Suécia.Pelé está comemorando setenta anos de existência ! Nasceu no dia vinte e quatro de outubro ! O Santos Futebol Clube,sua segunda família,deu-lhe de presente uma camisa autografada por todos os jogadores ! Pelé conquistou tres Copas do Mundo,na seleção marcou noventa e cinco goals,recorde ainda não superado.No total de bolas na rede,foram 1282 goals ! Foram centenas de socos no ar ! Imortalizou a camisa dez ! Certa vez a revista inglesa The Times de Londres publicou,uma foto de Pelé ao lado do Papa,e escreveu no rodapé da matéria : o Pelé é o que está do lado direito ! Do Punjab até ao porto de Vladivostok, as Ilhas Kurilas,passando por Xangai,Camboja,Iemen do Sul,Cabul,Marrakesh e São Pedro do Itabapopana, todos conhecem e admiram o Rei Pelé.Pode-se afirmar que o Pelé é a personalidade mais conhecida de todo o mundo,dos sete mares,e de todas as cordilheiras do planeta ! Ninguém é mais conhecido e popular do que Pelé.Numa partida de futebol na África,o país vizinho estava em guerra,podendo prejudicar o espetáculo.Foi celebrada uma paz provisória para que o jogo se realizasse ! Em respeito a universalização do seu simbolismo !
Durante 18 anos foi titular,sempre com a mítica camisa dez ! Marcou o seu milionésimo gol no dia 19 de novembro de 1969 , no Estádio Mário Filho – Maracanã – no Rio de Janeiro num jogo entre o Santos Futebol Clube e o Clube de Regatas Vasco da Gama.A falta máxima foi marcada contra o Vasco da Gama! É penalti ! Pelé tomou pequena distancia,não praticou a famosa paradinha e com tranquilidade,chutou de pé direito - com categoria - no canto esquerdo do goleiro Andrada,que aceitou ! Eis o placar final : Santos 2, Vasco 1 !
Em 1975,foi constratado pelo New York Cosmos.O New York Cosmos na época ninguém o conhecia, nem os nova-iorquinos ! O mundo não sabia que agremiação era essa : New York Cosmos ! Mas conheciam o Rei Pelé ! O futebol americano,é conhecido como soccer,e está aparecendo gradualmente. Disputou a última Copa do Mundo na África do Sul de Nelson Mandela ! Credita-se também ao Rei Pelé a popularidade do futebol nos Estados Unidos,depois da sua passagem pela Ilha de Manhattan ! A festa do Pelé,é a festa do Santos Futebol Clube ! Eles se confundem ! Neymar o craque santista jogou com o Grêmio Prudente ,infelizmente perdeu de 3 a 2. Neymar com a camisa número - setenta - em homenagem ao niver do Rei do Futebol,provocado pelo adversário,perdeu a chance de empatar,ao perder um pênalti ! C'est la vie !

Sempre mais,
Gilberto Machado,