15 de dezembro de 2009

Festa do Flamengo,do Futebol Carioca e da Democracia !

Saravá,Aleluia,Amén,Hare Krishina,Shalom,Alá Khibir !!!
Todos os ritos,liturgias,do Islã a Mongólia de Genghis Kahn aos Césares romanos,das missas,cultos evangélicos,cerimonias kardecistas,alquimistas,mantos amarelos,zen-budistas,maometanos,a cabala dos judeus,candomblés,umbandas,mantras,sambas,cirandas,jongos e caxambus,frevo e micaretas e micaremes,jazz,músicos das sinfônicas,axés,blues,funks,pagodes,happies,hip hop e rock and roll ! Americanos,vascainos,botafoguenses,tricolores(que sufoco,hem ?!?) e os flamenguistas,certamente....todos os preconceitos,conceitos,canto aqui ,que eu canto lá,como dizia Patativa do Assaré ! Tudo e todos se uniram,formando um monobloco ! Um corpo único e imenso de felicidade ! Uma festa da democracia,da liberdade ! Parecia Copa do Mundo ! Nas praças o povo cantava,e nas ruas gritavam: Mengo,ôôoô .... ecoando entre os edificios de Copacabana ! Nos butiquins,e em todos os lugares, uma explosão de urras ! Um carnaval fora de época ! Emoldurado pelo caleidoscópio sociológico de negros,cafusos e mamelucos,mulatos como esse cronista,brancos : os de olhos azuis e castanhos,morenos e sararás,e os das cores do jambo também ! Turistas desse grande Brasil,os gringos de peles alvas e línguas complicadas,porém com o mesmo sorriso dos cariocas e do povo dessa mimosa, Mimoso do Sul,que também botou o bloco na rua ! Pois, convocou uma charanga e muito se divertiu ! Como se estivesse no Rio ! Informou o vibrante torcedor do Mengão - Marcos Acha !
A festa se alastrou, no Morro da Palha,na Crispim Braga,Rocinha,Funil,Cascadura, do Bode a Mangueira,do Leme ao Pontal,Ramos,Alemão,Olaria,Penha e Bonsucesso,Da Serra ao Café Moca,Xerém,Caxias,Nilópolis,Vilar dos Teles,Queimados,Magé,Austin,Alto São Sebastião,Praça das Mangueiras,Nova Iguaçu,Morro do Tiné,Vaz Lobo,Padre Miguel,Madureira,Quintino(terra do exemplar craque,de nome Zico !),Itapuan,Itabapoana,Inhauma,Vila Kosmos,Pavuna,Santa Tereza,Lapa,Glória,Catete,Rua do Bode,Largo do Machado,Flamengo,Botafogo,Bairro da Igreja,melhor Dr.José Coelho dos Santos,e adjacências,Condominios: Medeiros, Delarolli e Village da Serra do Bebeto Leite ! Vista Alegre daqui e a nossa Vista Alegre - Ninguém ficou alheio a conquista do título do Campeão,digo Hexa-Campeão Flamengo ! Até os mais cerimoniosos,os sisudos,ao verem na telinha,aquela explosão de paixão, sentiram,lá no fundo da alma uma sensação de carioquice,de brasilidade !!! Todos foram contaminados pelo prazer da vitória !!! Não é só esse cronista que tem o coração dividido entre esses dois continentes ! Eis a ousadia : digo,entre o Rio de Janeiro e Mimoso do Sul ! Em outras ocasiões afirmei que carrego uma imensa suspeita que os mimosenses tem incomensuráveis afinidades com os cariocas ! A maioria esmagadora dos mimosenses,possui compadres, irmãos, parentes,amigos morando há anos na " mui heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro " Creio ser um palpite acertado ! O Flamengo sagrou-se campeão ! Num jogo que o time do Flamengo,não estava nos seus melhores dias ! Mais conseguiu enfiar dois gols no Gremio do Rio Grande do Sul !!! Gols legais ! Como dizia,há décadas, Mario Viana,radialista esportivo da Rádio Globo ! E os cariocas e mimosenses ficaram felizes,os vascainos são campeões ! O Botafogo não foi rebaixado,vencendo o poderoso Palmeiras de São Paulo ! Após as vitórias alvi-negras e rubro-negras,todos se irmanaram aos tricolores,que viveram momentos de altíssimas tensões, flamenguistas,botafoguenses,vascainos,todos torcendo pelo Flusão no jogo contra o Coritiba ! Que bom ! Os tricolores se safaram,e não foram rebaixados ! Os times cariocas continuarão no campeonato,conhecido popularmente como brasileirão !
No final da peleja entre os tricolores e os curitibanos,sendo que esses últimos são tidos e havidos como povo civilizado do sul do país ! Pasmem ! Ministraram uma espetacular demonstração de barbaridade,violencia gratuita,destruindo os assentos da arquibancada e tais como cães hidrófobos,raivosos atacaram o juiz da partida e a delegação do Fluminense !
Se os políticos são CASSADOS POR DEZ ANOS,porque a CBF - Confederação Brasileira de Futebol,não suspende o CORITIBA também por dez anos ??? Todos os vândalos foram identificados e presos ! Serviço limpo ! Registro com pesar a morte de um carioca,que morreu,pois na euforia correu à rua e foi atropelado por um caminhão,que o vitimou.Isso ocorreu no bairro de Leblon ! A Roma dos Césares em determinado período governou parte do mundo ocidental durante quatrocentos anos !
Reparem,foram quatro séculos ! E a máxima usada pelos generais romanos,era dar ao povo : pão e circo,ou seja alegria ! Essa estratégia ainda perdura até aos dias atuais ! Salve o bravo povo brasileiro !