O cidadão e advogado Barack Hussein Obama,nasceu em 1961 na cidade de Honolulu,no estado do Havaí.De origem humilde,dentro   dos padrões norte-americanos,tanto ele,quanto a primeira dama, Michele. O casal  conquistou suas  graduações  em direito, pela vetusta Universidade de Harvard ! Barack Obama, é o quadragésimo quarto Presidente dos  Estados Unidos da America do Norte. Ele e sua família visitaram o Brasil,nesse último fim de semana.Durante esse período, ele demonstrou  claramente seu bom humor,sua simpatia, em estar em  terras brasileiras ! Aqui nesse Brasil ainda periférico,lider do continente sul americano,situado abaixo da linha do Equador,onde  - não existe pecado - de acordo com o poeta Chico Buarque de Hollanda. O  presidente dos americanos do norte,teceu loas sobre o pais que ora visita,e declarou : ... “ cada vez mais o Brasil é um líder global  “ Isso anima e levanta a auto-estima dos brasileiros,todavia ainda não exportamos  de forma industrializada,nem a soja e nem a carne bovina.Muito menos  o minério de ferro ! Os importadores,  manufaturam,industrializam  os produtos primários vendidos por nós,e consequentemente, ficam com a maior fatia do bolo !
 Essa práxis, é o velho modelito capitalista vigente há séculos ,que é aplicado nos paises conhecidos, como do  terceiro mundo e outros ! 
Barack Obama - é um fato espasmódico -  na cultura política dos americanos do norte, e verdadeiramente,não  se repetirá,infelizmente.Ele, Obama,não representa nem pelo discurso,e nem pela cor,o ideário dos “quakers” – um grupo dissidente da Igreja Anglicana,que migrou da Inglaterra para colonizarem os  Estados Unidos, Os " quakers " possuem (pasmem !) o seguinte lema :  “ vós sois meu amigo,se fazeis o que vos mando “ . E não tem  o apoio, de outros  segmentos  da robusta e espaçosa elite estadunidense.
Esses longos processos do materialismo histórico, no avanço das representações  populares é um enigma difícil de ser decifrado.  As tentativas foram inúmeras e quase nada exitosas ! Destaque parcial para a China,que pincelou o seu sistema,com tinturas do capitalismo. A propósito, esse país continental, comete um monumental equívoco no seu tempo,quando veta a independência do Tibete.Há no ar,além dos aviões de carreira,uma perplexidade no mundo! 
O presidente Barack  Obama, tem os  seus limites,pois é sabido,que nenhuma medida   é assumida, sem que o Congresso Americano  discuta, aprove ou não a matéria.
Assim funciona a democracia. O Brasil reivindica a sexta cadeira no Conselho de Segurança da ONU – Organização das Nações Unidas – e  persegue esse espaço desde 1945,data da criação da ONU.Na época, a Inglaterra e a então União Soviética votaram contra. 
O Brasil é o único pais da América do Sul, que enviou tropas para a sangrenta Segunda Grande Guerra Mundial ! Não basta só o apoio dos americanos,são  necessárias articulações  com os principais protagonistas, desse jogo internacional, de um pôquer genuinamente político ! 
O presidente Obama,declarou por escrito,friamente, que “aprecia” o desejo do Brasil ..... há quem afirme que pelo fato do Brasil,ter votado corajosamente,pela abstenção,quanto  a um ataque das forças da ONU a  Líbia, essa atitude transformou-se
 numa  gélida ducha nas tratativas  pró Brasil no Conselho de Segurança ! 
 Barack  Obama foi um presente,como se fosse num natal dos pobres...de pouca durabilidade,e ele sabe disso...Foi muito bom tê-lo entre nós,com  toda a sua  família,que muito nos honrou.Ele falou em português,ganhou camisa do  Flamengo,comentou sobre a realização da partida entre o Botafogo X Vasco,da beleza do Rio de  Janeiro,visitou a Cidade de Deus,com os seus 38000 habitantes,conheceu a gentileza do povo brasileiro.Mas, é sempre bom lembrar,que o paradígma - yankee - é a conquista.Esmagam se necessário,para manterem o " american way of life "
Este mandamento,está na sua genética,tal qual os césares da Roma antiga !
 
