12 de maio de 2010

Treze de maio !

Cá pra nós,esses portugueses, que compravam homens,mulheres e até crianças da mãe África,para serem escravos dos senhores latifundiários, e de seus familiares, praticavam algo muito vil e inescrupuloso ! E Portugal é considerada um dos países mais católicos da Europa ! Certamente,todos eles que participaram dessa vergonhosa transação,perdoados,estão todos junto a Deus-Pai ! Há quem acredite !
Na primeira derrapada,os escravos eram severamente torturados,e alguns não suportavam o castigo e morriam... esses torturadores eram gente da pior espécie !!! Aliás, está na história desse Brasil continental,que Portugal mandou para o nosso país,os degredados... o sistema obrigava as professoras,a não dizerem, claramente o significado da palavra degredados . Degredados eram àqueles que cumpriam penas máximas pelos crimes praticados e que foram expulsos das prisões ,expulsos do país .Essa foi a maneira estúpida de Portugal se livrar dos seus criminosos ! Ora,pois,pois !
Parte desses maus elementos,creio,deram gente que presta,a outra banda podre,se tornaram e capitães-do-mato,que eram àqueles que caçavam,como cães policiais, os escravos que fugiam nas matas e outros eram capatazes,com a nojenta,abjeta função de torturarem os escravos !
Essa maldição do tráfico de escravos durou trezentos anos ! Em 1533, Pero de Góis,pediu ao rei de Portugal,pasmem : " 17 peças de escravos " ! Pero de Góis ,é o mesmo,dono da Vila da Rainha,na margem direita do rio Itabapoana,pertencendo na época capitania de São Tomé,localizada no atual Estado do Rio de Janeiro,que depois de dizimada,arrasada pelos valentes Goitacazes e Puris,fundou em 1538 a Vila da Limeira do Itabapoana,no atual município de Mimoso do Sul.
Logo que o Brasil foi descoberto,se iniciou o tráfico de escravos,debaixo do pano. Em 1559,o rei de Portugal,legalizou a mercantilização de escravos ,essa permissividade, envergonha toda a Humanidade.Os escravos vinham de Angola,Moçambique e República do Congo.A língua era o banto,com as suas variações masi conhecidas,eram o nagô e o iorubá.Vieram para o Brasil,cerca de 4,5 milhões de africanos,sendo que quarenta por cento,adoeciam e morriam na viagem da África para o Brasil !
Recentemente,em 1996,foi encontrado,enterrado debaixo da terra,5563 fragmentos de ossos,que pertenciam a vinte e oito jovens,entre 18 e 25 anos.Essa descoberta se deu na rua Pedro Ernesto,36,na Gamboa,bairro,no centro do Rio de Janeiro ! Nessa cidade de Dom João VI,somente os brancos possuíam o direito a serem enterrados nos cemitérios !
Eis a declaração do Cônsul inglês - no Brasil-colonia - James Henderson : Os navios negreiros que chegavam no Brasil,apresentam um retrato terrível das misérias humanas.O convés é abarrotado por criaturas,apertadas umas as outras tanto quanto possível.Suas faces melancólicas e seus corpos nus e esquálidos,magros...são o suficiente para horrorizar qualquer pessoa não habituadas a esse tipo de cena.Muitos deles enguanto caminham dos navios até aos depósitos,onde ficarão expostos para a venda,mais se parecem com esqueletos ambulantes,em especial as crianças.A pele,que de tão frágil, parece ser incapaz de manter os ossos juntos,e está coberta por uma doença repulsiva conhecida como sarna “
São fartos os depoimentos,e vale a pena conferir através de um filme de Spilberg de nome "Amistad". A escravatura foi um gigantesco trauma na história do Brasil ! É sempre bom lembrar ,e informar,conceituar nas escolas,igrejas,nas famílias,esse martírio que perseguiu a população negra durante trezentos anos ! Mais uma vez igreja católica,aliada do colonialismo lusitano, se omitiu,fechou os seus olhos diante do sofrimento dos seus filhos de cor negra . Somente para ilustrar,a poderosa Ordem dos Beneditinos,segundo o relato do viajante espanhol - Juan Francisdo de Aguirre - esses religiosos eram donos de 1200 escravos - na condição de proprietários de quatro engenhos de cana-de-açucar !
Esses fatos históricos são emblemáticos ,não devem ser arquivados na memória nacional,não se deve correr o risco do seu retorno,pois toda vez que a história se repetir,será sempre uma farsa.Assim profetizou o velho Karl Marx !

Sempre mais,Gilberto Machado