29 de setembro de 2010

TIM MAIA

No dia 28,desse mês de setembro ,faria 68 anos, um dos maiores intérpretes da Música Popular Brasileira,e do soul ,que é um segmento poético-musical, filho legítimo do blues que é a mesma origem do jazz,que é a melhor música dos americanos ! Na sua certidão batismal,seu nome é Sebastião Rodrigues Maia,popularmente conhecido como TIM MAIA !
Morador da Tijuca,no Rio de Janeiro,se aliou ao Roberto e Erasmo Carlos,e formaram uma banda de nome – Os Sputinicks – que pouco durou e Tim Maia foi para os Estados Unidos na busca de novos horizontes.Não demorou muito retornou com o nome artístico de TIM MAIA,pois os marqueteiros americanos disseram-lhe,que como Sebastião ou Sebastian,não iria a lugar nenhum !
Gravou com Elis Regina num dueto,porém estourou nas paradas de sucesso com um canção de sua autoria – Azul da cor do mar – em seguida,também dele : Não quero dinheiro(Só quero amar !) em seguida,novo sucesso : Gostava Tanto de você ( de Edson Trindade).Criou o seu próprio selo,para gravar as suas músicas – Vitória Régia – que também era a logomarca da sua metálica e afinada Banda Vitória Régia, que o acompanhava pelo Brasil afora.Eis alguns dos seus grandes sucessos,de sua autoria : Sossego,Você,Vale tudo,Do Leme ao Pontal,para quem não conhece,o Pontal, é o fim da Barra da Tijuca,no Rio de Janeiro !Do Leme ao Pontal(tomo guaraná,suco de caju,goiabada para a sobremesa ! ) ,e belíssimas gravações com outros compositores, a saber : Como uma Onda no Mar (de Lulu Santos e Nelson Mota),Descobridor dos Sete Mares(Gilson Mendonça e Michel),Me dê motivos (Michael Sullivan e Paulo Massadas) e mais,muito mais !
Infortunamdamente,entrou para uma seita religiosa e exorcisou da sua vida a droga e o álcool.Sua voz modificou,se tornou mais clara,com uma bonita tonalidade,mesmo tendo se decepcionado com a mística,o seu canto se transformou durante esse pequeno período que ficou enamorado da seita Universo em Desencanto,que era liderada por um crápula de alta linhagem ! A interpretação da música - Que beleza – faz a diferença.
Em Ipanema,na Praça N.S.da Paz, nos anos setenta,surgiu um pé-sujo chique ,cujo o nome era Bip-Bip.Era craque nas batidas e nos sucos,sendo que as batidas foram batizadas com nomes instigantes e curiosos,tipo : motor de arranco,calcinha de naylon e outras.Eis que,numa noite,apareceu Tim Maia – que era um apreciador dos sucos - no Bip-Bip,e pediu um suco,depois outro e depois mais um.Foram tres sucos,quase seguidos ! Sacou o dinheiro,pagou e disse ao atendente de balcão : me amarrei no suco ! E o mesmo após a sua saída, comentou : Novidade... bebeu tres sucos,podia dizer que não gostou ? O testemunha desse diálogo carioca,é pessoa de confiança !
Sempre mais,
Gilberto Machado