13 de outubro de 2010

New York,New York !

A cidade de Nova York,fica na Ilha de Manhatan, no estado com o mesmo topônimo. Nova York, Paris,Roma , Londres e Rio de Janeiro , são as metrópoles mais visitadas de todo o planeta.Cada uma apresenta a sua história , encantos, luzes, perfumes e charmes ! Eles, os gringos elegeram o bucólico Rio de Janeiro como se fosse - uma pintura impressionista de Van Gogh - com as suas cores e matizes,entre montanhas e mares ! Sem comentários, é a mais bela ! Mas hoje,a matéria encomendada pelo sisudo editor-chefe,foi sobre Nova York ! Vamos viajar para New York,New York ! Com Tonny Bennett e Frank Sinatra – esse último,conhecido no mundo pela expressão inglesa : " The voice " se me permitem,na língua de Fernando Pessoa,quer dizer : A voz ! Esse grande cancioneiro da música popular norte-americana,imortalizou muitas melodias, por esse mundo afora,com a sua magistral interpretação. Uma delas,chama-se New York,New York. A cidade de Nova York é glamurosa - nunca se dorme - é uma festa permanente !
Se faz mister,voltar ao implacável tempo,para ligar uma ponta da história ao texto. Os judeus e muçulmanos foram expulsos da Espanha em 1492,pelos anacronicos reis de Espanha.Na dispersão,os judeus se encaminharam para Portugal e foram obrigados a se converterem ao cristianismo.Ficaram conhecidos como cristãos-novos,mas isso não bastou.O Santo Oficio,órgão executor das mortes nas fogueiras,em nome da Inquisição - não os poupou e os perseguiram barbaramente. Fugiram os judeus para Pernambuco,entre os anos de 1630 e 1654, - fase de dominação holandesa - que permitiam a prática de outras religiões.Essa libertade de cultos, os atraiu. Então as famílias judaicas se mudaram para o estado de Pernambuco, no nordeste do Brasil.A primeira sinagoga e o primeiro rabino das Américas foram brasileiros.Em 1654,os holandeses foram expulsos pelos portugueses e junto com eles os judeus, que partiram para Nova York .Nesse novo lar, ajudaram-na sobremaneira na sua fundação ! Em suma : alguns brasileiros lá estavam nessa empreitada !
Nova York nasceu em 1625. A sua importancia se reveste como cidade-símbolo do mundo democrático,pois a ONU – Organização das Nações Unidas está sediada nela. A Broadway - famosa casa de espetáculos - a Bolsa de Valores – o Rockfeller Center e o MoMa,um dos mais importantes museus da arte comtemporânea,tudo isso sob o abrigo desse mais cosmopolita espaço urbano do universo !
Frank Sinatra cantou Nova York como ninguém,através dessa música-hino ! Antes de partir para alhures - em 1988 - Frank Sinatra,gravou alguns duetos,porém para gravar - New York,New York - convidou o emblemático cantor Tony Bennett ! Seus autores são:John Kander e Fred Ebb,que curiosamente na época,procuraram o ator,e meio-que-cantor Roberto de Niro.Mostram-lhe a música - New York,New York - e De Niro,esnobou,respondendo : é muito fraca ! Os autores não desistiram e foram até a então a show-woman da moda - Liza Minelli - que gravou New York,New York,e bombou numa espetacular performance !
Sempre mais !
Gilberto Machado
Os

Passione III

O meu mestre,o saudoso Artur da Távola era um expert nas críticas sobre o comportamental dos personagens das novelas, em especial,das novelas da TV Globo,onde foi jornalista por longos anos.O novelista Gilberto Braga,que se aconselhou ao mestre ,para indagar,sobre os caminhos, para se tornar um autor de novelas.Gilberto Braga,foi todo o tempo agradecido ao Artur da Távola. A autora - Glória Perez - o considera, ainda na atualidade,um dos mais abalizados críticos de novela ! De vez em quando,dou os meus pequeninos pitacos,e a pedidos,comentarei,recordando alguns dos apontamentos do Artur da Távola,com quem tive a grata satisfação de ter desfrutado do sua convencia por mais de vinte anos !
A novela Passione se encaminhou pelo estilo Agatha Christie,que primava pelo suspense, com gotas de sangue! Assim Silvio de Abreu,veterano no ramo, redirecionou a novela das oito que começa muitas das vezes,depois das nove ! Os quadros,ou os núcleos das novelas são de oito a dez núcleos.Eles são vasos comunicantes entre si.Alguns são sempre apelativos e intragáveis.Mas a maioria está dentro do padrão do entretenimento.Após o envenamento do Dr.Eugenio,que no momento está secundarizado,diante do trágico assassinato do Saulo ! A investigação corre celeremente, para se apurar quem o matou ! Nessa fase, o andamento desse popular passatempo noturno,está se encontrando com o tempero policialesco.
A lógica das novelas não acompanha o raciocínio do dia-a-dia,pois mesmo tendo molduras da realidade,a ficção é dos ingredientes preferidos dos diretores.Vira e mexe a ficção e a verdade se misturam.Notem,que o ator da magnitude do Reinaldo Gianecchini e outros,raramente morre no auge de uma novela ou filme.Se isso acontecer ele sai da novela ! O cast de primeira linha caminha até ao gran finale ! Dentro desse conceito,poder-se-á arriscar que o Anielo,ator que está desempenhando um papel mais no andar de baixo,poderá deixar a novela,se for acusado de ter morto o Saulo,motivos o autor tem de sobra.Anielo brigou com o Saulo,por manter um caso com a sua mulher Estela ( representada pela atriz Maitê Proença) e de passagem namorou a filha do casal ! Um Dom Juan macaroni ! Um sedutor à moda antiga ou moderna ? Em suma a novela Passione poderia dar uma guinada no seu enredo,deixando os telespectadores mais surpresos quanto as finalizações das tramas ! Acho,que a Clô está passando muito tempo no Cambuci, quando retornar para o Mimoso(na pessoa do ator Francisco Cuocco),encontrará Jacqueline fazendo massagem em Mimoso ! O que causará uma grande confusão.Se o banho de sangue continuar,a novela Passione,de inspiração ítala-brasileira estará recordando,de longe ou de perto a prática da camorra,como todos sabem,tem a sua origem na belíssima e querida Itália ! Cordialmente,
Gilberto Machado