23 de outubro de 2009

Darci Francisco Pires - Primeira Parte

Biografar é uma tarefa hercúlea e de altíssima complexidade, pois corre-se o risco, quer do memorial disponível, quer de fatos ainda não esclarecido na sua plenitude, a bem da verdade o fato histórico, mormente a sua interpretação mais próxima da realidade, tarda anos e até séculos. Eis que a igreja católica - santa e pecadora- recentemente reconheceu seu erro; e retirou as acusações de heresia ao astrônomo e físico Galileo Galilei, que há trezentos sessenta anos passados, afirmou que verdadeiramente a terra girava em torno do sol.
Finalizando parcialmente as digressões, a intenção maior é narrar de forma modesta, a trajetória de - Darcy Francisco Pires - de origem simples, e de muita sabedoria, pois enquanto sapateiro, moveu o mundo ao seu redor; quando se elegeu democraticamente, prefeito de uma pequena cidade no sul do esquecido estado do Espírito Santo. Humilde, tal qual Abrahão Lincoln, que começou a sua vida, como balconista e carteiro, e ocupou por duas vezes a Presidencia dos Estados Unidos da América do Norte. Modelo de estadista,sendo citado até hoje enquanto exemplo de homem público honrado. Darcy Francisco Pires também é paradigmático, pois mesmo tendo um único mandato, se comportou inequivocamente como um estadista, pois não se curvou aos ditames civis da época, por sinal, ele governou de 1967 a 1970, período conturbado e comandado pelos militares desde 1964. Os coronéis do país, não são somente os militares tradicionais e conhecidos na patente máxima, como generais, desde os doze césares. Aqui,neste continente localizado abaixo da linha do Equador, são mais conhecidos como coroneis, se me permitem, da enxada e do curral eleitoral, são os coróneis do café, cana, cacau e borracha - são esses coróneis - que substituiram o poder do império. Não havia nessa época, a partir de 1889, homens realmente dispostos a pensar nos ideais da República, só apareceram na política brasileira em 1930, com a chegada de Vargas no poder - curiosamente, à força, num movimento armado. Darcy Francisco Pires enfrentou o ranço desse histórico coronelismo, pois não praticou o jogo das perseguições políticas aos vencidos. Governou para o povo, sem ódio. Darcy Francisco,quem sabe Francisco em homenagem ao homem rico mercador de Veneza, que se despojou dos seus bens materiais e santificou-se, tendo recebido o sobrenome, da cidade em que nasceu e viveu - Assis. Nascido nas alterosas montanhas de São Pedro do Itabapoana, cidade progressista, e que foi golpeada em 02 de novembro de 1930, quando perde a sua autonomia, por interesse políticos, numa operação-guerrilheira-tupiniquim, corroborada pelo ditador-interventor Coronel Punaro Bley da Silva.
Darcy, nasceu culturalmente muito bem, respirou os ares bafejados do Rio de Janeiro em direção a São Pedro do Itabapoana. continua...