21 de janeiro de 2008

DIDIU - Antonio Acha

O personagem acima citado foi um intenso participante, e colaborador das atividades esportivas e culturais, enguanto viveu nas terras do capitão José Ferreira.  Ao se mudar para Ipanema, continuou conectado com a sua terra natal. Desapareceu precocemente, deixou saudades. Legou-nos estórias pitorescas, sendo que algumas poderiam desembarcar  na  mídia  humorística. Didiu era "felliniano", amava a vida e o viver freneticamente. Sensibilidade a flor da pele, tinha um original  "savoir faire". Satirizava e era satirizado.  sabido, que as suas ações eram movidas pela a emoção que lha cobria o corpo e a alma. Depositava uma Paixão ilimitada, desde  uma retumbante vitória do Flamengo até ao aluguel de uma "garçonnier", em sociedade com amigos mais íntimos. Se preparou para ser goleiro(reserva) do seu time o IAC - Independente Atlético Clube.  Após uma longa espera, enfim  é marcada uma partida,   entre o Independente, que se encontrava  preparado para o enfrentar, o temido escrete de Bom Jesus do Norte (ES), batizado com um nome cívico : Ordem e Progresso Futebol Clube (parece  de time do Exército !) O Gigante da Serra, apresentava um escrete irrepreensível, digno de Copa do Mundo. Exageros à parte.  Eis os  craques : Vivinho, Toninho Leite, Irezê, Carlito Velasque, Chico Capixaba, Carlitinho Mão Pelada, Totonho Moloqueti e outros. No primeiro tempo,o IAC fez UM a ZERO, gol de Carlitinho Mão Pelada, porém no Segundo Tempo,o goleiro-titular Totonho Moloqueti é covardemente machucado. Didiu  é convocado para substituí-lo. É a glória, hosana em todas as alterosas. Entrou triunfante, mas algo o incomodava sobremaneira. Uma figura desagradável, prostrou-se junto ao alambrado próximo ao gol do IAC. Para desestabilizar o goleiro, um gaiato deu inicio a um palavrório  ofensivo, e vociferava impropérios mais ou menos assim: Frangueiro. Vai prá casa. Peça pra  sair. Come e dorme. Didiu ouvia, mas fazia ouvidos de mercador.  E o jogo prosseguia, e o  placar continuava favorável : Independente 1 Ordem e Progresso 0. E por sorte e gabarito, Didiu não sofreu nenhum gol. O agressor verbal continuou a azucriná-lo, apelando ao adjetivá-lo :
- goleiro viado. Turco safado. Didiu Acha era ascendente Sírio-Libanês. Engoliu a seco, a última agressão. E num olhar de esguio, identificou o agressor verbal.. O sangue tuaregue ferveu-lhe. A partida estava transcorrendo sem intercorrências, foi quando, o agredido  ouviu novos impropérios, e não titubeou, bateu o tiro de meta rapidamente, com tamanha força, e  a bola quase entrou em órbita. Ato contínuo,  abandanou  a partida, e correu desesperadamente atrás do  "elemento"  perturbador. Agarrou-o e deu-lhe um corretivo à moda pescoção. A partida ficou sem goleiro um bom tempo, Vivinho e Carlito Velasque jogadores mais recuados, ficaram à postos,  até o retorno do "goalkeeper". Parte da torcida o aplaudia pela atitude, prenhe de virilidade. E por sorte, o juiz não percebeu a ausência. E o Independente ganhou brilhantemente o jogo contra o Ordem e Progresso. Aliás,  as cores, e  o nome, tem a sua origem no  Independiente de Buenos Aires.

Curiosidades: São Pedro do Itabapoana

Porque São Pedro é do Itabapoana ?

Segundo Celio Vivas ( filho do Tabelião Constante Vivas e Dona Marta) patronos de tantos Vivas, porém na impossibilidade de citar a todos , nomeio na forma da lei maior - a amizade - como representante desse importante clã familiar, o meu amigo Carlos Alberto Vivas Motta, pessoa de generosidade paradigmática, que em função dos riachos que desaguam no cambaleante Rio Muqui do Sul,(rio genuinamente mimosense,pois nasce no municipio de Mimoso do Sul) o mais importante afluente de sua majestade o rio do Itabapoana, isto posto, São Pedro então na condição de grande município. Eis os locais que pertenciam a Comarca de São Pedro : São José do Calçado, Alegre, Mimoso, Boa Vista, Conceição do Muqui, Santo Antonio, São José das Torres) incorporou o nome Itabapona no seu gentílico.
Eis os riachos que são pequenos, porém são importante afluentes do sofrido Rio-Muqui do Sul, que desaguam no Itabapoana: Pedra Riscada, Concórdia, São Carlos, Feliz Destino, Javary, Crimeia, Lajeado, Aliança, São José, Santana e Independência, que  conserva um belíssimo casario.