21 de janeiro de 2008

Curiosidades: São Pedro do Itabapoana

Porque São Pedro é do Itabapoana ?

Segundo Celio Vivas ( filho do Tabelião Constante Vivas e Dona Marta) patronos de tantos Vivas, porém na impossibilidade de citar a todos , nomeio na forma da lei maior - a amizade - como representante desse importante clã familiar, o meu amigo Carlos Alberto Vivas Motta, pessoa de generosidade paradigmática, que em função dos riachos que desaguam no cambaleante Rio Muqui do Sul,(rio genuinamente mimosense,pois nasce no municipio de Mimoso do Sul) o mais importante afluente de sua majestade o rio do Itabapoana, isto posto, São Pedro então na condição de grande município. Eis os locais que pertenciam a Comarca de São Pedro : São José do Calçado, Alegre, Mimoso, Boa Vista, Conceição do Muqui, Santo Antonio, São José das Torres) incorporou o nome Itabapona no seu gentílico.
Eis os riachos que são pequenos, porém são importante afluentes do sofrido Rio-Muqui do Sul, que desaguam no Itabapoana: Pedra Riscada, Concórdia, São Carlos, Feliz Destino, Javary, Crimeia, Lajeado, Aliança, São José, Santana e Independência, que  conserva um belíssimo casario.

Um comentário:

  1. Lançamento do livro “São Pedro do Itabapoana: Patrimônio, Memória e Identidade Sul Capixaba”

    O jornalista e historiador capixaba Marcelo Pedrosa está lançando o livro “São Pedro do Itabapoana: Patrimônio, Memória e Identidade Sul Capixaba” (capa do livro em anexo). A obra é fruto de sua pesquisa de mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais num dos maiores centros de pesquisa histórica da América Latina, o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV). Natural de Apiacá, Espírito Santo, Marcelo procurou analisar a relação entre patrimônio, memória e identidade do sul do estado a partir do antigo município e atual Sítio Histórico São Pedro do Itabapoana, localizado no atual município de Mimoso do Sul. Busca este objetivo a partir da análise de três momentos importantes da história do antigo município: sua emancipação política em 1887, seu tombamento como Sítio Histórico em 1987, e a criação do Festival de Inverno de Sanfona e Viola, em 1998.

    Link da obra:

    www.clubedeautores.com.br/book/7815--Sao_Pedro_do_Itabapoana_Patrimonio_Memoria_e_Identidade_Sul_Capixaba

    Links de matérias relacionadas à obra:

    http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=4121

    http://www.marataizes.com.br/noticias/news2.php?codnot=266165

    http://www.ojornalonline.com.br/home/conteudo.asp?codigo=4163

    http://www.rotacapixaba.com/colunas/livro-sobre-sao-pedro-do-itabapoana/
    http://lwerneck.blogspot.com/2009/11/apiacaense-lanca-livro-sobre-sao-pedro.html
    http://culturalocales.blogspot.com/2009/11/alguem-deixou-esse-comentario.html

    ResponderExcluir