2 de setembro de 2009

CAMAPUANA

Caminhar faz bem a saúde,exercita as articulações musculares,e libera a serotonina,substancia que nos torna alegres, de bem com a vida, e harmônicos com o mundo !
Andando à esmo na estrada que conduz a bucólica São Pedro do Itabapoana - Sitio Histórico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo - quando surge em sentido contrário,um velho com as faces marcadas pelos sóis da vida,um excêntrico andarilho,que parecia um tuaregue vindo das areias do deserto, que dizem também ser ele aprendiz de feiticeiro,e atende pelo nome de Camapuana.De longe o via olhando fixadamente ao chão,e o meu imaginário foi até as suas ações e reações !
Ele começou a observar,que lançados nas margens da estrada,estavam muitos frascos de plástico,vasilhames de vidro,latas,embalagens de guloseimas,enfim um triste espetáculo ! Na época das chuvas,esse lixo é levado pelas águas torrenciais, direto aos leitos dos rios,poluindo-os,obstruindo-os de tal forma,favorecendo as enchentes,essas,repetidas há anos,pensou Camapuana,porém permaneceu num silêncio obsequioso.
Camapuana,está longe de ser um "physique du rôle",é um sujeito de parcos conhecimentos ,e possuidor de alguma bagagem de perspicacia.Notou também, que nas margens dos rios não existiam mais a vegetação tão necessária à proteção desses mananciais doados pela mãe natureza,e que os especialistas a chamam de - mata ciliar - tais quais os nossos cilios que são protetores dos nossos olhos !
Ao constatar esse descalabro,cujo o responsável é o "bicho homem", Camapuana lembrou de Hilton Abi-Rihan - famoso repórter e radialista da Rádio Globo no Rio de Janeiro - quando leu no ar, a carta de 1855,do cacique Seattle, endereçada ao Presidente dos Estados Unidos da América do Norte,na época,era o Senhor Franklin Pierce,quando o governo americano,queria comprar a terra dos indios peles-vermelhas, da tribo Suquamish,essa mensagem é nitidamente atemporal ! Eis alguns dos seus trechos :

" O grande chefe de Washington mandou dizer que quer comprar a nossa terra.O grande chefe assegurou-nos também da sua amizade e benevolencia.Isto é gentil de sua parte,pois sabemos que ele não necessita da nossa amizade.Nós vamos pensar na sua oferta,pois sabemos que se não o fizermos,o homem branco virá com armas e tomará as nossas terras !
O grande chefe de Washington pode acreditar no que o Chefe Seattle diz,com a mesma certeza com que nossos irmãos brancos, podem confiar na mudança das estações do ano.Minhas palavras são como as estrelas,não empalidecem.
Como pode comprar o céu e o calor da terra ? Tal idéia é estranha.Nós não somos os donos da pureza do ar ou do brilho da água !Como pode então comprá-los de nós ?Decidimos apenas as coisas do nosso tempo ! Toda essa terra é sagrada para o meu povo.Cada folha reluzente,todas as praias de areia,cada véu de neblina nas florestas escuras,cada clareira e todos os insetos a zumbir,são sagrados nas tradições e nas crenças do meu povo.
Não se pode encontrar a paz, nas cidades do homem branco.Nem lugar onde se possa ouvir o desabrochar da folhagem na primavera, ou o mergulho da águia no ar ! Talvez por ser um selvagem que nada compreende. O barulho das cidades fere meus ouvidos.Um indio prefere o sussurro do vento sobre o espelho d'água e o próprio cheiro do vento,purificado pela chuva do meio-dia,e com aroma de pinho.O ar é precioso para o homem pele-vermelha,porque todos os seres vivos respiram o mesmo ar : animais,árvores e homens.Não parece que homem branco se importe com o ar que respira.Como moribundo,ele é insensível ao mau cheiro !
De uma coisa sabemos,que o homem branco talvez venha um dia descobrir : o nosso Deus é o mesmo Deus.Julga,pensa,que pode ser o dono de Deus ! Da mesma maneira como deseja possuir a nossa terra.Mas não pode.Ele é Deus de todos.E quer o bem,da mesma forma ao homem pele-vermelha como ao branco. A terra é amada por Ele.Causar dano à terra é demonstar desprezo pelo Criador ! O homem branco também vai desaparecer,talvez mais depressa do que as outras raças,pois,continua sujando a sua própria cama e há de morrer,uma noite,sufocado pelos seus próprios dejetos.Talvez compreendêssemos com o que sonha o homem branco,se soubéssemos quais as esperanças que transmite aos seus filhos, nas longas noites de inverno.Quais as visões do futuro,oferecem para que possam ser formados os desejos do dia de amanhã.Mas nós somos selvagens.Os sonhos do homem branco são ocultos para nós.E por serem ocultos,temos que escolher o nosso caminho.Se consentirmos a venda da terra,é para garantir as reservas que nos prometeu.Lá,quem sabe,possamos viver os nossos últimos dias como desejamos.Depois que o último pele-vermelha tiver partido, e a sua lembrança,não passar da sombra de uma nuvem a pairar acima das montanhas, a alma do meu povo continuará a viver nas florestas e praias,por que nós a amamos como um recém-nascido ama,o batimento do coração da sua mãe.
Se lhe vendemos a nossa terra,ama-a como nós a amávamos.Protegê-la como nós a protegíamos.Nunca se esqueça cara-pálida e grande chefe de Washington,como era a terra quando dela tomou posse.E com toda a sua força,o seu poder , e todo o seu coração,conserve-a para os seus filhos e ama-a como Deus ama a todos nós. Outra coisa sabemos : o nosso Deus é o mesmo Deus.Esta terra é querida por Ele.Nem mesmo o homem branco, poderá evitar o nosso destino comum.Assinado: Cacique Seattle da tribo Suquamish em 1855 "