3 de fevereiro de 2010

Santa Marta e Coqueiros

Eric Hobsbawn,filósofo inglês de origem judaica,do alto do seus oitenta e mais algumas trabucadas e carqueradas,ao ser entrevistado no final do ano que passou,afirmou : “ que a Historia se moveu numa determinada direção. A humanidade foi à frente em todos os sentidos materiais : o mundo de hoje acolhe mais pessoas,parte significativa da Humanidade é mais próspera,mais saudável e longeva.Muito mais do que antes ! A Humanidade têm a sua disposição um número maior de opções,experiências e perspectivas,também muito mais do que antes ! Isso para não falar na ciência e na tecnologia ,que não são incomparáveis !
Não há inconveniente,poderemos chamar isso tudo de “progresso”,desde que estejamos conscientes,de que isso não tornou os seres humanos melhores do que eram no Egito Antigo, há milênios ! Os homens são os mesmos e se comportam como antes. A tecnologia avançou,mas a filosofia não,nem no amor e nem na maneira que os humanos se organizam e regulam suas relações com os outros povos. O Homem continua matando o seu semelhante por conta do dinheiro,do poder “.
Os conceitos acima citados são atuais e desgraçadamente verdadeiros,o homem na busca do sua performance,ou melhor dizendo,do seu sucesso,massacra o próximo em nome do dinheiro,ou poder ou vaidade...todos são sinônimos entre si nas academais formais e informais da vida ! Há um adágio popular de antanhos,que vaticina : ...” o dinheiro é o esterco do diabo..”
Diante dessa incompreensão,dessa ganância exibida diariamente,quer pela mídia ou por experiências pessoais,se faz necessário o congregação de pessoas,que remontam as corporações de ofício da Idade Média,que nada mais são as organizações oficiais ou não, secretas, místicas ou míticas,da burguesia religiosa ou equivalente,que se juntam,ora para se “ garantirem “ um bom lugar no além,ora,para se fortalecerem e se protegerem entre si, com o objetivo de ocuparem um melhor espaço na sociedade consumidora. (ou devoradora? ). Os experts na matéria,afirmam que toda essa manobra é para manter o “ status quo “,quer dizer, não podem doar e nem podem perder nada das suas fortunas,aliás,muitas delas carregadas de suspeições quanto as suas origens.
Nesse contexto associativo,salvam-se “em parte”,as cooperativas quando preservam o seu espírito original,é quando todos os cooperados devam ter regiamente direitos idênticos.Caso contrário, será uma farsa.
Por necessidade,por imperiosa e inadiável providencia,se organizou,democraticamente na Santa Marta e Coqueiros,com pessoas de todos os matizes da estratificação rural,uma corporação para reivindicar ao poder público os seus direitos mais elementares e universais,pois a sociedade há anos está muitos anos à frente dos poderes constituidos. Se faz necessário a união,pois o homem ainda não aprendeu a respeitar a cidadania individual do seu semelhante,são precisos muitos,para enfrentar o descaso,a negligencia daqueles que se dizem poderosos,pois o orgulho o cegam,e não percebem ser a vida uma passagem,e poder é efêmero,e bem mais passageiro...

Post scriptum : No mes de julho a Santa Marta & Coqueiros estarão completando UM SÉCULO DE EXISTENCIA !!!

Gilberto Braga Machado(cronista) é membro da Associação da Santa Marta e Coqueiros.