27 de junho de 2010

Cadê os meus direitos ?

Há controvérsias, porém os fatos as vezes colocam-nas por terra . E se dá  a luz, e iluminam os corações e as mentes.  O direito dos índios sobre as suas terras, provém de uma simples prerrogativa, de que eles aqui  estavam, quando os colonizadores chegaram para desbravar, conquistar e matá-los, na sua própria terra.Tudo sob o manto da civilidade, e da ganancia dos povos europeus.Os colonizadores eram apoiados e perdoados pela igreja católica. Os ascendentes dos escravos, pleiteiam as terras onde viveram há séculos os seus ancestrais. Os quilombolas, que na região sul do Espírito Santo,  a perspectiva de um Quilombola ter existido numa vila, com o surreal nome de Dona América.
Essa é mais uma prerrogativa, que universalizou-se.Vira e mexe a Igreja Católica, trezentos anos depois, pede desculpas ao mundo por ter banido a Ordem dos Templários,que eram defensores dessa mesma igreja e fiéis depositários dos místicos pergaminhos do Mar Morto.Em outra ocasião, por terem condenado e preso,o católico fervoroso e astrônomo Galileo Galilei,que afirmou que o sol é o centro do universo !
A Alemanha até hoje repara seus males causados na Segunda Grande Guerra Mundial - onde morreram 45 milhões de pessoas - através do seu vitalício tribunal de Nuremberg!
Esses direitos acima citados não perdem a sua validade a qualquer tempo da existencia humana.Curiosamente há tempos,o governo suíço devolveu as obras de artes surrupiadas pelos nazistas dos museus da Europa,em especial do Louvre,que estavam depositadas nos seguros bancos suiços,e também as fortunas dos ditadores e dos políticos corruptos.A Suíça,país do primeiríssimo mundo,não sei,talvez ainda continue prestando esse desserviço a Humanidade !
Pelo lado da cidadania,o respeito as preferências,são pressupostos que devem preservados,tais como,o idoso que foi preciso uma lei federal para que não permanecessem por tempo indeterminado nas enormes filas.Idêntico procedimento para com as gestantes ! As gentilezas estão minguando ...O direito dos pais na velhice,de serem amparados pelos filhos,é um capítulo da Constituição Federal de 1988.
Existem prerrogativas que são direitos,de uma pessoa ou de uma comunidade,para garantir uma boa qualidade de vida.Respeitado os limites da Lei vigente,as cidades estão demasiadamente barulhentas.
Igrejas de todas as tendências se multiplicam e produzem,nas suas práticas religiosas,sons altíssimos,sendo alguns deles insuportáveis.Os anunciantes com o seu direito a divulgarem seus produtos e serviços,que ao fazê-los,que seja de acordo com a Lei,ou seja ,decibéis compatíveis,sem a poluição sonora, diária e incômoda,agredindo a todos e também o meio ambiente.
Na Buenos Aires do premio Nobel de literatura - Jorge Luis Borges - algumas grandes e visíveis estampas,estão grafadas com um texto curto e inteligente : Silencio é saúde ! Raramente se escuta a buzina de um carro nas ruas e avenidas dessa cidade portenha.