29 de outubro de 2009

Darcy Francisco Pires -terceira parte

O Prefeito Darci Francisco Pires, após 8 meses estabelecido no Rio de Janeiro, inaptado retornou as suas origens; e por aqui permaneceu para sempre. Possuia uma relação de amor a sua urbe, onde seus filhos se desenvolveram. Um pai cioso, e
não descuidava da educação deles, e ensinou-lhes os conceitos basilares que norteiam a cidadania. Começou sua vida profissional como "schumacher." Conquistou os mandatos de vereador nos seguintes períodos: 1949 a 1951,1951 a 1954 e 1955 a 1958, também foi candidato à Deputado Estadual,numa situação adversa com a repentina morte do alfaite e Deputado Evaldo Ribeiro de Castro. Durante a sua gestão, no setor saúde, se cercou de um homem de escol inigualável, e um médico-sanitarista de altíssimo gabarito. Estou a falar de Lincoln Galveas Martins, de quem se tornou amigo, até nos seus últimos momentos de vida. Durante a sua profícua e dinâmica gestão, construiu obras que não aparecem; todavia, de profundo alcance social, como por exemplo: 2 km de esgoto sanitário. Deu o "start", ou seja o início aos serviços de captação de águas em S.José das Torres e na sede. A Escola Prefeito Pedro José Vieira, foi construida durante a sua gestão. O pavilhão de artes industriais - anexo ao Grupo Escolar Monteiro da Silva - calçamento de 1600 m2 em Ponte do Itabapoana, 11000 m2 no perímetro urbano, edificou a ponte do Alto São Sebastião, e deixou nove escolas, um grupo escolar em Conceição do Muqui. Ampliou o Colegio Estadual Mons. Elias Tomasi, tendo adquirido moto-niveladoras, patrois. Substituiu todos os postes de madeira, por alvenaria. Adquiriu veículos, unidade volante odontológica para a zona rural, reformou a Prefeitura e abrigou, a junta do serviço militar,a imprensa oficial,almoxarifado.Como gestor municipal, arrebanhou o inesquecível premio para esse condado, de" Municipio Modelo"
Todas essas obras foram realizados num único período de quatro anos. Um clono de Carlos Frederico Werneck de Lacerda. Com meia dúzia de bons auxiliares e vontade política. Carregava têmpera e coragem. Com todos esses atributos de homem público, o seu legado ao povo é facilmente comprovado. O alcaíde não conseguiu a sua reeleição, pois lhe falhou o apoio no segmento "republicano". Não percebeu em algumas lideranças, posturas dígnas do Brasil-República, o modus-operandi era remanescentes do coronelismo, que dirigiu o país de 1889 até a chegada de Vargas em 1930, e continuaram a resistir.
Após a sua heroica epopéia nas lides políticas, por ter respirado a cultura da sua terra natal - São Pedro do Itabapona - se dedicou a Sétima Arte, o cinema. Foi diretor do Cine Teatro São José por alguns bons anos.Eis um atemporal paradígma para as futuras gerações. No dia seis de maio de 1977 - mes de Maria - Darci Francisco Pires é conduzido a uma constelação estelar, e inexoravelmente, onde quer que ele esteja, estará bem.