24 de novembro de 2009

Morte no rio Camapuana, digo Itabapoana

O Rio Itabapoana, nasce em berço esplêndido, surge do ventre da Serra da Canastra, especificamente no Pico da Bandeira no lado das Minas Gerais. E deságua no oceano Atlântico, e conquista status internacional. Anteriormente foi batizado com diversas outras nomenclaturas,tais como, Menagéa, Camapuana, Muribeca, Beretigoá, Barra -Sêca, Itapoana, e finalmente Itabapoana. É chamado de sua majestade, pois a sua realeza é ser o habitat dos robalos,  piaus tres-pintas, lagostas, camarões, bocarras, mandis, e outros...Como disse Derzu Ushala : todos são gente, precisam viver. Esse aforisma  está no filme do mesmo nome, no qual o seu enredo aborda a biodiversidade, que é o reconhecimento da existência e a preservação das múltiplas espécies,  num ambiente natural como condição de equilibrio ambiental, o que implica medidas de preservação,  de espécies raras e em extinção !  Essa película foi dirigida ,  por um dos maiores mestres da sétima arte,  o nipônico Akira Kurosawa.Tratar do meio-ambiente,cuidar do bioma é preservar as plantas e os animais que estão adaptados numa região, com clima e relevo, e outras condições ambientais determinadas no tempo e no espaço !
O homem  não deve imiscuir-se, meter o seu bedelho num ambiente harmonico,  gestado pela natureza. Não tem esse direito em nome do progresso, escamoteado na indumentária do lucro,  degradar aquilo que ele não plantou ! Eis o sábio ditado popular, que  afirma : o dinheiro, é o esterco do diabo !
Pois é, a hidrelétrica dirigida pela PCH, que represou o Rio Itabapoana, foi responsabilizada pela morte de milhares de peixes nas imediações da usina, alcunhada de Garrafão. O orgão federal competente aplicou-lhe a multa de um milhão de reais. Isso não adiante nada, pois eles recorrem, e o julgamento demora uma década ou mais para acontecer.
A comunidade rebeirinha está atônita. Sobrevivia da pesca artesanal, atualmente com larga dificuldade, pois os peixes desapareceram, e agora  eles morrem em profusão, por ausencia do oxigenio. O que fazer ?  Por enguanto, os pescadores organizados ajuizaram ação judicial, reivindicando o ressarcimento dos prejuizos provocados por essa hidrelétrica. O representante da empresa, na oportunidade da audiencia se posicionou como se fosse um semi-deus de papel.  Arrogante e onipotente, parecia que tinha comprado o rio Itabapoana. O rio não está a venda.  Sua mãe é a mãe natureza, suas margens e as suas proteções ciliares,o seu leito gravitacional e silencioso, suas cachoeiras, são todos entes sagrados. A usina Garrafão não comprou o rio Itabapoana. Ela é uma idiota. Eis a transcrição de alguns trechos da atemporal carta, ainda na validade, do Cacique Seattle, em 1855,da tribo Suquamish endereçada ao Presidente norte-americano Franklin Pierce, desejoso em "surrupiar" as terras indígenas, assim falou o chefe pele-vermelha:" como pode querer comprar os rios, as montanhas, o orvalho das manhãs e os sóis da tarde ? Eles não me pertencem, são da Natureza...são de Deus. Talvez compreendêssemos com o que sonha o homem branco, se soubéssemos quais são as esperanças que transmitem aos seus filhos. O homem branco também vai desaparecer. Talvez mais depressa do que as outras raças, pois continua sujando sua própria cama, e há de morrer sufocado pelas suas próprias fezes "
A modernidade tecnológica condena a geração de energia vinda do material fóssil, como são as térmicas,que  são movidas a óleo diesel, gás e carvão vegetal ! Esses combustíveis são considerados ecologicamente incorretos,ou seja são considerados: sujos !
Na República Federal da Alemanha e na Espanha, são os maiores produtores de energia eólica, que é a energia gerada pelos ventos. A China a passos largos pretende "bombar", em 2020. Estará produzindo 100 mil MW, de energia de origem eólica, equivalente a 7 Itaipus. E na energia fotovoltaica ou solar, onde o Japão é campeão nessa modalidade. A China está no calcanhar do Japão, já é a segunda no mundo em produção de energia solar. Essas são tecnologias transcendentais, que geram energia limpa. Esse é o progresso que toda a humanidade merece, fruto das pesquisas puras e vontade política . O país está na moda quando pretende adquir aviões supersonicos, e outros penduricalhos, necessários ou não. Com toda essa pompa e nenhuma circunstancia, possui uma matriz enérgica anacronica, e carcomida, que dizima peixes e adultera o meio-ambiente.
No extremo-sul capíxaba,  diagnostica-se uma cronica e irreversível amnésia pelo poder central, pois a  densidade político-eleitoral é de baixo volume de votos.   Não os atrai. E agrava-se pelo  IDH - índice de desenvolvimento humano - de baixa densidade, pois se localiza geopoliticamente num triangulo de pobreza, confrontando-se com o carente noroeste fluminense, e a sofrida zona da mata mineira.
Essa usina é para trazer o progresso, como diria Eremildo o Idiota. Mas é preciso saber qual o preço final dessa discutível benesse ou dessa sub-caridade. O Itabapoana é provedor do sustento de inúmeras famílias. A empresa é hermetizada, não estando disposta ao diálogo. Esse comportamental empresarial nanico, remete aos longos períodos da ditadura militar. É preciso se mobilizar para impedir que mãos imundas maculem a Natureza. Não poderemos deixar para os nossos filhos e netos, uma terra suja, poluida e inabitável.A história implacavelmente os julgará.