29 de dezembro de 2007

curiosidades e informes

Sergio Buarque de Hollanda


Há algum tempo,bota tempo nisso...estava eu,no outrora famoso e bem frequentado Bar e Restaurante Aurora,rimou hem ? Sob o comando do zeloso dono - Dom Manuel e o competente garçon Lima, responsável por muitas propagandas do chopp da Brahma,figura conhecidíssima na época pela boemia carioca !

Eis que na mesa vizinha,uma jovem pediu-me para acender o cigarro,o fiz de pronto ! Após o agradecimento de praxe,perguntou-me : esse seu sotaque é de onde ? Estufei o peito,como se de Nova York fosse e lhe respondi : de Mimoso do Sul ! Apressei-me para facilitar a localização geográfica,acrescentando,fica pertinho de Cachoeiro !

Ah ! eu sei mais ou menos onde fica Mimoso do Sul ! afirmou.
Bravíssima ! pensei mas não falei.
Mas, como vc soube ? perguntei
Meu pai morou em Cachoeiro,trabalhou num jornal de lá ! disse-me a jovem,
Quer dizer que ele saiu do Rio para trabalhar em Cachoeiro do Itapemirim ? indaguei,meio sem jeito,
É. Respondeu-me a minha interlocutora,talvez querendo encerrar o diálogo !
E para terminar,posso saber o nome do seu pai ? questionei,aguardando um não qualquer !
Eu sou a Miucha,irmã do Chico e o meu pai, já falecido, chamava-se Sergio Buarque de Hollanda !
Fiquei emudecido por alguns segundos,não tinha nada a acrescentar,pois,pudera estava recém-chegado da minha aldeia global(ainda não era globalizada em 69 !) e nem sequer sabia de quem se tratava !
Foi aí ,que ela fez-me o seguinte pedido :
Vc é capaz de conseguir um exemplar do Jornal onde meu pai foi Editor ?
Claro,vou tentar conseguir cópia de um exemplar ! Respondi,
Bem,os anos se passaram e eu não conseguia atender o pedido da Miucha,até que um dia um amigo me informou que estava viajando para Cachoeiro,e ficaria hospedado na casa de um parente,cuja a irmã trabalha na Secretaria de Cultura de Cachoeiro.Lembrei-me imediatamente do pedido da Miucha,arrisquei e acabei recebendo o exemplar d'O Progresso.

As biblias sobre a genealogia antropológica do povo brasileiro são três, a saber :
" Casa Grande e Senzala " de Gilberto Freire,"Raízes do Brasil " de SERGIO BUARQUE DE HOLLANDA e " Formação do Brasil Contemporâneo " Caio Prado Jr.,
Para nós,que adquirimos equivocadamente, a toponímia "capixaba",pois na realidade estamos mais para puris,tribo indígena que habitava a nossa região,ficamos honrados com a presença desse reconhecido e brilhante historiador e antropólogo que conviveu com a nossa gente,conheceu alguns dos nossos costumes,provou da nossa aguardente e o nosso feijão-com-arroz,durante um bom tempo ! Sem falar que Sergio Buarque de Hollanda é pai do compositor da MPB - Chico Buarque !
Gilberto Braga Braguinha Machado
ATENÇÃO
Paulinho Vivas Motta discorrerá sobre alguns fatos de São Pedro do Itabapoana(pq Itabapoana se o majestoso Rio Itabapoana fica tão longe de São Pedro ? ) Há que se ter uma justificativa histórica,por exemplo o nome oficial do Uruguai é : República Oriental do Uruguai ,porque Oriental ? Os historiadores afirmam : Porque o Uruguai fica ao Norte do Rio da Prata !