8 de agosto de 2010

Hiroshima meu amor !

Há 65 anos,no dia 6 de agosto,Hiroshima,cidade industrial japonesa, e curiosamente de significativa parcela de católicos,foi destruída por uma bomba atômica,detonada por ordem do presidente Harry Truman,e nessa ocasião morreram 140 mil pessoas e outras centenas pelo efeito da morte lenta e sofredora, causada pela radiação nuclear !Uma outra cidade nipônica de nome Nagasaki,que teve o mesmo destino,no dia 9 de agosto,onde morreram oitenta mil pessoas,acrescentando mais mortes,sob o efeito da letal radioatividade !
Na segunda grande guerra mundial o lider sanguinário Adolfo Hitler,responsável pela morte de 45 milhões de pessoas,recebeu o apoio irresponsável de dois países - Japão e a Itália - para levar em frente o seu louco projeto de dominação do mundo ,através da eugenia - absurda idéia da apuração de raças - como se a humanidade fosse um grande rebanho !
Em dezembro de 1941,a Marinha Imperial do Japão,comandada pelo Almirante Yamamoto, bombardeou Pearl Harbor,ilha localizada no Pacífico e pertencente ao estado americano do Havaí,na ocasião foram destruídos 11 navios e 188 aviões, e morreram 2404 militares e sessenta e oito civis.A partir desse acontecimento ,os Estados Unidos da América,entram na Segunda Guerra Mundial !
Alguns historiadores levantam a suspeita que no ataque a Pearl Harbor,os Estados Unidos,não empreendeu uma política de inteligência preventiva,pois já estava construindo a bomba de hidrogênio,e precisavam de testá-la em algum lugar do planeta ! Há controvérsias sobre a matéria ! Mas o filme Tora!Tora!Tora ! que em japones significa - tigre – que foi a palavra-código para o Almirante Yamamoto , para dar início ao ataque a Pearl Harbor ! Mostra os militares americanos despreocupados,quando avisados da verdadeira possibilidade do ataque japonês a base naval americana de Pearl Harbor !
A vingança da América foi muito cruel,pois a radioatividade atingiu a alma e o corpo desse povo,matando populações civis indefesas.A irradiação causa terríveis queimaduras e transforma-a em cânceres ! Existem quase trezentas mil pessoas,sequeladas pela contaminação desses artefatos nucleares.No ano em curso,foi a primeira vez que o embaixador americano participou da solenidade, para não cair no esquecimento do mundo esse ato de desumanidade do então governo norte-americano ! .Setenta e tres países se fizeram representar nesse ato. O poeta e diplomata Vinicius de Moraes,versejou esse drama, a qual a titulou de - Rosa de Hiroshima ! Eí-lo :

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa, sem nada

Sempre mais,
Gilberto Machado

Adoniran Barbosa Centenário

Seu nome de batismo era João Rubinato,mas trocou-o pelo pseudômino de Adoniran Barbosa,e dessa maneira ficou conhecido pelo povo brasileiro! O primeiro nome veio de um amigo boemio e o sobrenome do sambista Luis Barbosa ! Foi cronista musical dos fatos mais contundentes do dia-a-dia do paulistano,onde se inspirava do infortúnio das pessoas humildes,maiores vítimas do crescimento das metrópoles ! E também de fatos pitorescos vivenciados na sua roda de amigos.Sua ascendência italiana,influenciou o seu linguajar nas suas interpretações musicais,sua pronúncia era meio italianada e caipira ! Adoniram assim filosofava : eu falo do modo do povo,e se o povo gostou,eu tô certo ! Uma de suas músicas foi motivada pelo fato real de uma demolição para se construir um grande edifício,exigencia da modernidade. E assim Saudosa maloca foi versada : Se o senhor num tá lembrado/dá licença de contá/qui aqui onde agora está/esse efidiço arto/era uma casa véia/um palacete assobradado/foi aqui seu moço/que eu Matogrosso e Joca/construimo nossa maloca/mais um dia/nóis nem póde se alembrá/veio os homi co’as ferramenta/o dono mandô derrubá/peguemo toda as nossa coisa/e fomo pro meio da rua/apreciá a demolição/qui tristeza que nóis sentia/cada talba que caia /duia no coração/Matogrosso quis gritá/Mais em cima eu falei/os homi tão com a razão/nóis arranja outro lugá/so si conformemo/quando Joca falô:/Deus da o frio cunforme o cobertô...e tantas outras composições de sucesso.Foi apelidado de - Noel Rosa Paulista - Era compositor,cantor ,ator e humorista ! O historiador e pesquisador emérito da música popular brasileira,Ricardo Cravo Albin,incluiu – Saudosa Maloca – dentre as quatorze músicas do século XX.Outra composição que se tornou um hino paulista,é o famoso Trem das Onze ! É tocada e cantada em todo Brasil,tendo sido imortalizada pelos Demônios da Garoa – que a divulgou pelo mundo afora e de forma surreal,o Trem das Onze é tão executada em Israel – longínquo país do Oriente Médio - que a sua população,a tem como se fosse uma música de autoria israelense ! Acrescentando dentre o seus sucessos,destaque para o Samba do Arnesto ! Seu acervo musical é respeitável,e ainda se encontram guardadas noventa música inéditas do compositor.Ganhou tres livros biográficos,a saber : Adoniram,dá licença de contar...,Adoniram Barbosa o poeta da cidade,e por último: Adoniram: se o senhor não tá lembrado ! Seu nome está gravado em diversas ruas e avenidas,e é reverenciado em São Paulo como Tom Jobim é na cidade do Rio de Janeiro. Cunhou uma célebre frase no imaginário do povo brasileiro,naqueles apreciadores de umas e outras : nós viemo aqui pra beber ou pra cunversá ?

Sempre mais,
Gilberto Machado