10 de novembro de 2010

Passione IV

A novela se desenrola de agora em diante mais acelerada...O âncora da Passione,é a magistral atriz - Fernanda Montenegro - primeira-dama do teatro brasileiro.O teatro é a grande escola da dramaturgia. Muita acuidade , ao observar a sua interpretação.A representação é carregada por uma postura diferenciada,desde clareza das suas intenções,até as expressões gestuais.O autor deu a Beth Gouvêa/Fernanda Montenegro o papel de pára-raio da família.Principalmente depois que se descobriu, que o Eugenio Gouvêa era um crápula ! O novelista conserta o enredo,imputando culpas e maus exemplos ao finado esposo de Beth Gouvêa/Fernanda Montenegro ! Morto não fala ! Diante dessa notícia,Beth Gouvêa/Fernanda Montenegro passou a ser a - ban,ban,ban – do pedaço ! Se transformou em detetive,conselheira-mor da Metalúrgica e de todos os que lhe gostam. A sua popularidade subiu sobremaneira, entre os telespectadores ! Além de mãe,é a capitã do empório comercial.É a dama-de-ferro. O jovem Mauro é seu o laranja , monitorada por ela o tempo todo.Aliás - en passant - essa ascenção meteórica como presidente da empresa, do filho do motorista,mesmo com todos os seus predicados,não para engolir ! O autor Silvio de Abreu e outros,afirmam que a novela possui ligações com os fatos acontecidos aqui fora. Há controvérsias ! O Fred/Gianecchini casado por encomenda e interesses (in)confessáveis com a Melina - a malcriada - é suspeito número um, de ter morto o seu cunhado,Saulo.
Fred/Gianecchini roubou todo o dinheiro que o Saulo desviou da empresa do seu próprio clã familiar ! Se encaixa como luva, o aforisma popular : Ladrão que rouba de ladrão tem 100 anos de perdão ! Se a suspeita se materializar,será em dosagem homeopática,pois o Fred-Gianecchini é um ator secundário,mas às vezes alcança o podium ! Não poderá ser assassinado por vingança . Ele é um ator que custa caro,não deverá sair do cast.A não ser que a novela esteja para acabar. Fred/Gianecchini se for preso, com quem vai contracenar na prisão? Somente se a Clara /Mariana Jimenez ,voltar ao sistema prisional ! Pois o cantante Diogo,parece ser filho da secretária doméstica.Porque é tratado com tanta consideração pela governanta dos Gouvêa ? O cantor da Cantina está investigando a Clara/Mariana Jimenez.A investigação está emperrada,pois cantor-sherloquiano anda meio-caído por ela. O diretor botou a Clara/Mariana Jimenez para morar na casa do Totó ! Sua irmã Gema,que tem função também de mãe do Totó, poderá espernear e de nada adiantará ! É sempre bom lembrar que Gema/Aracy Balabanian - paulista de origem armenia - estará com a sua fotografia,na galeria da tele-dramaturgia brasileira ! Porque Clara/Mariana Jimenez enfeitou a casa com flores e preparou lasanha ? Por que o Totó vai voltar para a Clara ! Totó,finje não saber que Clara/Mariana Jimenez é uma ponta-de-aterro ! Felicia se casará com - Gerson-Marcelo Antoni - um autentico estereótipo de playboy do passado !
O autor tem como objeto, harmonizar o contexto do roteiro. Deve proceder cuidadosamente, pois a rotina e seus desdobramentos, devem ser a mais assemelhada possível, com a do conjunto da sociedade.Não poderá forçar muito barra, quanto aos acontecimentos noveleiros,senão levará a pecha de ridículo ! Ele está no mato sem cachorro,na busca de um final (in)feliz !

Sempre mais,
Gilberto Machado