21 de fevereiro de 2010

Carnaval e seus segredos !

Por definição,o carnaval é uma festa pagã,é uma manifestação cultural e genuinamente profana,onde não existe nenhum tipo de religiosidade,há quem afirme que o carnaval significa,car de carne,na de nada e vale de val em suma quer dizer Carnavale,ou melhor, Carne nada vale daí o nome carnaval ! A simbologia de que no Carnaval as pessoas não sentem nenhum tipo de cuidado com o corpo ! Quero me acabar,dizem !
Os foliões se fartam nos dias momescos ou carnavalescos ! Parecem dias apocalípticos ! Dão a nítida impressão que são os últimos dias do mundo ! O exagero toma conta,e tem como animador artificial o alcool,droga tão periculosa quanto as outras drogas roladas entre as galeras ! O cronista que vos escreve, não é, e não será a palmatória do mundo ! Vamos ao que interessa : O Carnaval é também uma manifestação utilizada durante séculos pelos romanos,numa alusão que o povo necessitava e necessita, além do pão de cada dia, é o divertimento é preciso,quero dizer,é o “ circo “,para o povo “esquecer” as suas amarguras, através de uma mega- diversão ! Em latim se diz : Panis et circensens “,que na tradução literal, quer dizer : Pão e Circo !
O circo é o Carnaval,bem como esse esporte – o fabuloso futebol - e suas disputas ! E dezenas de outros processos culturais consagrados como as festas populares nos brasis afora,tais como: o frevo,maracatu,boi-bumbá,folia de reis, e et e tal ...que servem para dar “alegria ao povo”. Essas estratégias são praticadas em todo o mundo !
O Rio e São Paulo,são as capitais que exploram com bastante eficiência os desfiles das Escolas de Samba .A Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira foi criada em abril de 1928 – curiosamente o Sport Club Ypiranga foi criado em março de 1929 ! A Mangueira é mais velha do que o Ypiranga somente um ano ! Percebam como as tradições vão se firmando através do tempo e dos costumes !
Mas neste ano, no internacional desfile das escolas,no Rio de Janeiro,a agremiação vencedora foi a Unidos da Tijuca,que se localiza no bairro que leva no seu nome,com um samba-enredo- temático “ É segredo ! “. Baseado no ilusionismo,na mágica,que é um dos carros-chefe do espetáculo do circo ! A Escola Unidos da Tijuca apresentou no Sambódromo, com as sua cores azul-e-amarela, eventos mágicos,tais como a magnífica representação teatral na passarela, do incendio da Biblioteca de Alexandria,no Egito,a maior de todas do mundo antigo – alguns historiadores dizem que pegou fogo acidentalmente durante o império do General romano Julio César,outros afirmam,que a mesma biblioteca foi lambida pelo fogo diversas outras vezes ! E o cavalo de Troia,que era um falso presente,um gigantesco corcel de madeira com soldados secretamente no seu interior,que ao entrarem na cidade , durante à noite saíram, e invadiram a cidade de Tróia ! Toda essa mágica encantou os jurados que votaram majoritariamente na Unidos da Tijuca ! Mais uma vez o imaginário,a magia e o sonho que tem profundas raizes na criança, e na inocência,conquistaram os corações e mentes dos adultos ! Lembro-me de um velho e sábio ditado : feliz o homem que conserva seu coração infantil !