22 de setembro de 2009

A via sacra do povo hondurenho

###############################

O Instituto do asilo político foi consagrado em 14 de dezembro de 1950,após a Segunda Grande Guerra Mundial,pela Organização das Nações Unidas que fundou nessa ocasião o Alto Comissariado para os Refugiados,que tem como objeto,dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo, a sua sede é em Genebra,Suiça.Em 28 de junho de 2009, o seu presidente constitucional,Manuel Zelaya foi preso e expulso do seu país.Um golpe praticado,pela elite hondurenha,quando na oportunidade o Presidente Manuel Zelay,articulava tratativas junto aos seus aliados políticos, para modificar a Constituição de Honduras,para lhe dar o direito a sua reeleição.É totalmente inadimissível cassar um Presidente eleito pelo voto popular por conta dessa manobra,mesmo,não sendo nada recomendável a praxis desse casuismo ou seja, mudar as regras do jogo no final do segundo tempo ! Todos os governos democráticos se pronunciaram,abominando o golpe desferido pelos poderes legislativo e judiciário de Honduras,encabeçando os protestos o governo do Presidente Barak Hossein Obama
,Brasil,França,Espanha,entre tantos outros governos democráticos. A Organização dos Estados Americanos - OEA ,se reuniu e nomeou o Senhor Oscar Arias,Presidente da Costa Rica e Premio Nobel da Paz em 1987, como negociador oficial, na busca de resolver o impasse gerado pela destituição ilegal do Presidente Manuel Zelaya.Eis que de repente,o Brasil acolhe o Presidente de hondurenho na qualidade de exilado político, na sede da sua Embaixada em Tegucigalpa,gerando pronunciamentos de todos os lados,pela probabilidade de desdobramentos violentos entre os partidários do Presidente deposto e os simpatizantes do atual e ilegítimo governo hondurenho.Torço para que a diplomacia brasileira não tenha dado um tiro no próprio pé ! E pasmem ! A Embaixada brasileira se transformou num aparelho político-ideológico, sujeita a toda sorte de escaramuças armadas ou não,podendo ser até invadida,violando as regras mais elementares do Direito Internacional Público,sem descartar a possibilidade de se espoucar,uma grave insurreição civil.O desespero do Presidente Zelaya,talvez influenciado por líderes que tentam ser - carismáticos - através de uma artificial transmutação em gurus míticos-libertários do continente latino-americano,o fez tomar essa decisão,por "conta própria ",atropelando as negociações entabuladas pelo Presidente Oscar Arias,com o respaldo da OEA - Organização dos Estados Americanos " .
Nessas situações adversas,o Presidente Zelay não foi um ator " low profile ". Açodou-se,e vaca poderá ir pro brejo ! E a via crucis do povo irmão hondurenho,continua.