25 de novembro de 2010

Tiririca e a conversa prá boi dormir !

Nem bem foi diplomado,inspirou um neologismo bem brasileiro : a imprensa aproveitou a oportunidade, e lançou o verbo tiriricar,que significa votar em Tiririca ou similar ! O comediante ,se elegeu com a maior votação proporcional do Brasil continental : Um milhão e trezentos mil votos aproximadamente ! E de quebra,carregou tres deputados federais na sua cola ! Seu slogan : Pior do que tá,não fica ! Depois de toda a maratona de uma campanha eleitoral,ele foi descoberto no seu possível analfabetismo.Se comprovado,afirmam os luminares da ciencia jurídica, poderá ter a sua eleição anulada.Se tal ocorrer,como ficarão os votos legais para ele depositados nas urnas ? Reparem que o fato foi acontecido no estado mais poderoso do país,onde se encontra a única instituição de ensino superior, dentre as mais importantes do mundo ! Trata-se da USP – Universidade de São Paulo ,a qual possui afinidades com a Sorbonne,Oxford,Cambridge,Harvard etc e tal ! São Paulo se enguadra na máxima do Professor Edmar Bacha,que apelidou o Brasil de Belindia ! No imenso estado de São Paulo,uma parte é a Índia, a outra é a Bélgica ! Uma parte é pobre e a outra é riquinha !
Os votos do Tiririca vieram da Índia ou da Bélgica ? Venham de onde vierem,esses votos devem ser respeitados, e analisados sob a luz da sociologia, e de preferência sem emoções.O verdadeiro Tiririca são àqueles que nele votaram.São azêmolas,com direito ao voto ! Foi uma parcela expressiva do povo que praticou o voto no comediante Tiririca.Eis uma fotografia ,se revelada, ninguém tem coragem de colocar na parede da sala . Não me canso de informar, que o povo alemão votou em Hitler e sabia do seu programa de governo. Na Alemanha,lugar de gente inteligente como Göeth,Wagner entre outros,o povo escolheu seu líder.E por causa dessa escolha errada,morreram quarenta e cinco milhões de pessoas,na segunda e horrenda guerra mundial. Cada povo tem o governo que merece.
Francisco Everardo Oliveira Silva,é o Tiririca,que veio na condição de retirante nordestino ,da cidade de Itapipoca, para o sul maravilha,fugindo da seca,que tem como conseqüência o sofrimento e a desesperança. Transcendeu os percalços da vida e desenvolveu a sua vocação de comediante,venceu a fome e a miséria. O silencio dos homens do bem,é preocupante e comprometedor.São esses os indivíduos que criticam a classe política,em especial o Poder Legislativo,muitas das vezes com robustas e inquestionáveis razões ! Contudo são os mesmos personagens, que não se dispõem a irem para o sacrifício de um cargo eletivo,não participam das associações do seu bairro,não freqüentam as reuniões da câmara do seu município e as assembléias de pais e alunos.São acomodados,que não descem do seu imaginário pedestal.Os tiricas surgem pela ausência de melhores alternativas no contexto da política formal. Tiririca deve ser empossado democraticamente,e as manobras que tentam impedí-lo são elitistas e impiedosas !
Os futuros eventos-Tiririca só serão estancados,com um único remédio,que deve ser ministrado a médio e longo prazo,e que os mais lúcidos sabem tratar-se, de uma política pública permanente para a educação. No mais ,é conversa prá boi dormir !