6 de julho de 2010

O cientista e o craque de futebol

Os jogos olímpicos nasceram na cidade grega de Olímpia.Aliás os gregos diziam que a morada dos deuses, era o Olimpo. Uma montanha com quase 3000 metros de altitude. Esses jogos, na Grécia antiga,deram inicio no ano 8 a.C e duraram até o ano 5 d.C.
A competição em si era muito incentivada, como forma de se conseguir um boa performance, melhor dizendo uma boa colocação na disputa. As guerras são uma cruel e idiota competição entre os povos, esse conceito de domínio, infelizmente, faz parte da raça humana.E a competitividade, palavra na moda, é uma variante moderna, que tem origem na disputa dos jogos olímpicos.Os norte-americanos são cultuadores das disputas, são praticantes desse modelo entre eles próprios e com o resto do mundo através das invasões, usualmente em países indefesos. Ainda na memória do mundo, eis o Iraque. A competitividade gera desvios não recomendáveis, tais como o arrivismo.O que significa subir para o andar de cima pisando nas pessoas do andar de baixo. Isso é comum no campo profissional, onde se destacam os subservientes ou os puxa-sacos de plantão.
Mas o caso em tela, é a competição e seus desdobramentos, e para tal, a Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul, da qual fomos derrotados, e que "sem querer querendo", poderemos eleger, culpados de todas as cores. A seleção antes do embarque foi recebida pelo poder público, com direito a fotografias, abraços e sorrisos plastificados. Derrota, é igual a rei morto, rei posto, sequer foram recebidos pelo jardineiro do Palácio Alvorada. Alguns jogadores, saíram pela porta de emergência dos aeroportos.  Isto é o desdobramento cruel da competição: é quando o resultado do circo não gera o aplauso. Mesmo com o seu técnico fanfarrão, a seleção Argentina derrotada, foi recepcionada  com carinho e solidariedade pelo povo portenho.
Acabou-se o futebol arte. Pelé, Garrincha, Nilton Santos, Tostão,Gerson e outros são fotos esmaecidas  nas galerias. O futebol de hoje é com muito preparo físico, muito bomba, anfetaminas, coquetéis vitamínicos e outros. O técnico da seleção canarinho a ninguém ouvia, se negava a aceitar sugestões.Os onipotentes assim o são : autorreferentes,  semideuses do saber do nada. Os jogadores da seleção brasileira,em sua maioria jogam e residem no estrangeiro.Somente dois meses de entrosamento, são suficientes ?
Porque os cartolas europeus remuneram, tantos rios de dinheiro aos jogadores de futebol ? Por que é uma transação comercial como outra qualquer, porém de altíssima rentabilidade, ou melhor, de lucros estratosféricos. Quanto ganha um cientista que trabalha nas pesquisas da cura do câncer ou da Aids?