24 de maio de 2010

Símbolos

Uma das características de se delinear o símbolo é, reconhecer o invisível no visível. O pavilhão nacional possue quatro cores, e todas carregam conteúdo simbólico. A bandeira brasileira foi concebida, dentro de alguns pressupostos, pois cada desenho colorido ou não, traduz os motivos e os sentimentos da nação e do seu povo. O verde representa a floresta brasileira, o azul, homenageia o céu, o amarelo a riqueza, e o branco a paz. Isso é imutável ou "imexível" como disse um certo ministro há tempos. As vinte e sete estrelinhas brancas, cada uma simboliza um estado brasileiro, e aquela sozinha, é a capital do país. E no meio a inscrição positivista, a máxima : Ordem e Progresso.
Os símbolos estão espalhados por todas as partes do mundo. Por exemplo, os times de futebol,o uniforme dos escretes em geral,não deveriam ser modificadas, ou mascarados ,muito menos da seleção brasileira, exceto nas coincidências das cores, quando nas partidas, nesse caso,troca-se por outro uniforme. Porém mantendo, as quatro cores básicas. Artur da Távola, reconhecido como uma das melhores inteligencias brasileiras,tricolor de carteirinha, nos tempos imemoriáveis, ficava mal-humorado, quando o seu time uniformozado, com a logomarca de uma empresa de saúde. Isso foi motivo de algumas matérias, nos jornais do Rio de Janeiro, em especial no matutino carioca, n'O Dia.
A sua contrariedade estava calcada, que o símbolo habita o imaginário popular. Símbolo não se adultera. É parte indivisível da cultura e do civismo de uma nação.Os símbolos são criado pelos costumes e mantidos, como por exemplo a ancestral maçonaria, está repleta de simbolismos. Winston Churchill, inventou o V da vitória, feitos pelo dedos médio e o indicador, estendidos, para levantar a moral dos aliados na sangrenta Segunda Grande Guerra(1939/1945) contra Hitler e seus aliados,a saber : Japão e Itália. Desde antiguidade a serpente, em relação aos médicos,indica a perspicácia necessária ao médico, e o seu conhecimento primordial sobre as leis da natureza. Os nós na haste, onde a serpente está enrolada, simboliza as dificuldades técnico-científicas na arte de curar. As diversas religiões, seitas e doutrinas que povoam o mundo, desde o confuncionismo, passando pelo cristianismo,chegando até aos muçulmanos e outros,todos indistintamente estão simbolizados, remetendo as convicções místicas, que atravessam séculos e mais séculos conservando crenças inamovíveis. Recentemente o sambista Martinho da Vila, na qualidade de torcedor do do Clube de Regatas Vasco da Gama, declarou : “ Só torço pelo Vasco, quando ele está com o uniforme tradicional da faixa transversal. Com outro uniforme, perco a força para torcer, assim como acredito que os jogadores, também perdem a garra. Eis um caso típico de protesto, por conta da ausência do símbolo que está arraigado no inconsciente coletivo. Se essas cabeças pensantes, estão a profanar os símbolos esportivos, não seria de se estranhar se outros ícones fossem modificados.

Sempre mais,Gilberto Machado