30 de dezembro de 2010

Vinicius de Moraes

Entre os seus amigos mais íntimos é conhecido, como "poetinha", sempre foi um tipo amigueiro, carregava um rosário de admiradores em todos os cantos do mundo e alhures ...
Sua obra é vastíssima, versejou com a sua mais intensa emoção, mas o destaque mais simbólico no inconsciente coletivo, é a sua harmonica parceria com Tom Jobim. Criaram uma linda  canção de amor, de dentro do bar Velloso, onde eram costumazes frequentadores.  Batizaram-lhe com o nome de "Garota de Ipanema" . É sabido, que registros fonográficos atestam, ser a terceira música mais executada em todo o planeta !
Vinicius de Mello Morais, era diplomata de carreira, e foi perseguido pelos militares em 1964. Daí então, passou a dedicar-se a poesia e a música. Foi um dos fundadores do movimento musical conhecido como Bossa Nova, na década de sessenta . Cantou e encantou as mulheres com o seu lirismo, e casou-se oito vezes. No seu último período de vida, viveu na praia de Itapoã, na mágica Bahia. Suas parcerias foram  tantas, que não dá para citá-las.  No mundo, literário, de todas as suas poesias, a mais popular, é o Soneto da Separação, pois exalta o amor e o condiciona, eí-la :



De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo,e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto,
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E, em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto,
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor(que tive)
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


O Poetinha nos deixou em 1980, e deve estar sentado ao lado de Tom Jobim,continuando a parceria , que iniciaram em Ipanema,no Rio de Janeiro.

PS.:
O poeta Vinicius de Morais durante anos, visitava a cobertura na Rua Barão da Torre, em Ipanema,onde morava, seu dileto amigo, o cachoeirense Rubem Braga - o pai da crônica moderna brasileira - e dizia ao cronista, que de tanto falar de Cachoeiro do Itapemirim, Vinicius de Morais , taxou-lhe um apelido : Cachoeiro é a capital secreta do mundo ! O Prefeito Cesar Maia, antes de deixar o seu cargo, na mui heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, encaminhou projeto de lei, para a votação na Câmara dos Vereadores, e aprovou a homenagem ao cronista,dando-lhe o nome - Complexo Rubem Braga - para a estação do Metrô, na rua barão da Torre, em Ipanema, bairro onde morou por anos a fio.