28 de junho de 2009

Michael Jackson, e a sociedade branca norte-americana

Tornaram-se difíceis as percepções, quando um astro da magnitude,da grandeza de um Michael Jackson desaparece repentinamente do cenário, as análises mais profundas não são praticadas à contento,todos os setores ficaram aturdidos,abarrotados pelo quantitativo de informações que o fato gera a todo instante,tal qual, uma imensa usina jateando ferro-guza em altíssimas temperaturas e proporções gigantescas !
As apreenções se multiplicavam,desde a outra autopsia solicitada pela familia,o reaparecimento do médico-cardiologista e particular - Conrad Murray,a imprensa recentemente o colocou na lista de suspeitos de ter matado Michael Jackson ! E uma pergunta que não quer se calar: como morreu Michael Jackson ? E a busca incessante para se saber o mistério da causa mortis do cantor,ainda continua ! Finalmente após 11 dias Michael Jackson foi enterrado ou secretamente cremado... Bateu o récorde !
Parece ser um costume americano,que quando algumas celebridades morrem,o enterro não se realiza de imediato,lembrando a Jacqueline Onassis ex-Primeira dama John Kennedy - o seu velório durou quatro dias ! De igual teor,o saudoso cantor Frank Sinatra,era o record - sete dias de velório ao seu corpo inanimado ! As ceromonias fúnebres de Michael Jackson seguiram a mesma liturgia!
Creio ser imperativo dissertar sobre o simbolismo desse astro diante da sociedade norte-americana, - branca e segregacionista, de ascendencia inglesa - escravagista e patronese do tráfico de escravos no mundo.
Michael Jackson desenvolveu a sua própria semiótica - conseguiu se impor diante do show-business americano,melhor dizendo : dos negócios dos shows !
Ele foi capaz de transcender,romper o cerco,anular o veto do establishment - pelo fato de ser negro,e descendente de escravos vindos da África,está a merecer a célebre frase atribuida ao grande conquistador romano - Julio Caio Cesar :em latim,ao pé da letra,assim foi dito : veni,vidi,vici ! Traduzindo, quer dizer : vim,vi e venci ! Michael Jackson é um winner,ou seja um v e n c e d o r !!!
Em 1972,Michael Jackson,ainda adolescente estreiou com o filme " BEN " . Os negros americanos reviveram um acalentado sonho ! Ocupar um espaço na midia reservado somente para os artistas da raça branca !
Anteriormente,somente os maestros de origem negra - Quincy Jones e o grande band leader do Jazz - Duke Ellington - conquistaram parte a sétima arte - o cinema de Hollywood - quando lhes foram encomendadas trilhas sonoras para filmes .
O sucesso de Michael Jackson,não é necessariamente somente a venda de discos,shows,de roupas,clips e etc.,a performance,o sucesso maior é a mágica transferencia de uma força imaginária que se materializa na auto-estima do sofrido povo negro americano.
A conhecida MTV americana sempre relutou em apresentar nos seus palcos,artistas negros,porém ele rompeu o cerco e se apresentou na MTV !
O musical " Thriller ", em 1982, tornou, o maior cantor pop star do mundo ,maior do que Madonna e os Beatles ! Ele era uma mistura de James Brown,Elvis Presley e os próprios Beatles,com a diferença - nasceu vestido de muito swing - Michael Jackson morreu sem saber,creio ,do tamanho do seu alcance sociológico e antropologico através da sua trajetória artística junto a comunidade negra norte-americana,infelizmente,esse legado pouco é evidenciado pela mídia.Michael Jackson foi um dos mais importantes coadjuvantes,uma força, na formação da cidadania do coletivo da " Black America, ou melhor da América Negra " - Ouso a vaticinar,ouso a prever o futuro - a história o colocará junto a Martin Luther King e Nelson Mandela - como ícones universais da raça negra !
Independente dos desdobramentos financeiros, o mega evento da cerimonia das exéquias de Michael Jackson,está calcado no imaginário coletivo da população negra norte-americana,não foi só o Michael Jackon que morreu,tbém se sepultou o sonho, a esperança do povo negro norte-americano-americano !
A atriz Brooke Shields,amiga de Michael Jackson,informou ao mundo que a sua música preferida era Smile,de Charles Chaplin,tema do filme : Tempos Modernos : Eis um pedaço da letra de Smile : Sorria ... Sorria,embora seu coração esteja doendo,sorria,mesmo que ele esteja partido,quando há nuvens no céu,você sobreviverá --
Se vc apenas sorri,com o seu medo e tristeza,sorria e talvez amanhã,Vc descobrirá que a vida ainda vale a pena ! Se vc apenas,sorria !!!



Postado por historiasdemimosodosul no O Papo Amarelo News em 6/28/2009 07:13:00