22 de janeiro de 2008

RIBEIRO PAIVA E SEUS DESCENDENTES

JOAQUIM ARNALDO E ELSON

Naquelas idas compulsórias e desconfortáveis ao banco para pagamento de contas,principalmente no início do mes é um horror !
Olhei ao derredor para pedir uma caneta emprestada(acho um tremendo mico,pedir algo a estranhos!)pois a caneta do banco escafeu-se ! Nessa procura,bati os olhos num indivíduo,e repentinamente surge a dúvida : será que conheço ? Será que é êle ? Tomei coragem :
- Ôba,por favor você é o Joaquim Arnaldo Paiva de Oliveira ?
-Sou sim,respondeu.
Que alívio,não dei barrigada !
A cidade é Santo Antonio do Amparo(MG),localizada a 720 km de Vitória,quase na divisa de Minas Gerais e São Paulo,de lá vieram Cesar Paiva e Carola Ribeiro Paiva(eram primos e casados),Joaquim Zaccarias de Paiva e Etelvina Morais de Paiva,e se instalaram em Mimoso do Sul.
Cesar Paiva comprou a Fazenda,que ficou conhecida pelo nome do seu proprietário,na chegada da Fazenda logo se avistava altíssimos coqueiros,e ao fundo um casario assobradado muito imponente,rodeado por uma longa varanda !
Joaquim Zaccarias de Paiva(irmão de Carola) casado com Etelvina teve alguns filhos,a saber : Manoelita e Agostinho(irmão de Joca pai de Rui e Ana Vitória)tiveram,Edna divorciada de Dionisio Costa Filho(Nizinho),Eliane casada com Eloi e Edmara,Rosalina teve Ana Maria e Carlos,Hércules(Lilico) casado com Juraci Luciano(filha de Francisco Luciano e irmã de Braulio Luciano casado com Amélia Braga),os filhos : Chiquinho casado com Edmée(prima),Zezé Tachinha casado com Odimar(filha de Odilon Costa e Amabília Guarçoni ),Heleninha(solteira)Fernando(Pirata)casado com Sarti,Leone Paiva casada com Flávio(ex-craque do Independente Atlético Clube)é mãe de Flávia Helena casada com Guilherme Gomes(filho de Ernesto Gomes)Hércules Mauricio(Vereador-Presidente da Câmara de Veredores de Mimoso do Sul casado com Crsitina. finalmente Aparecida teve dois filhos Elson Paiva e Joaquim Arnaldo Paiva,com quem encontrei-me no banco a pagar contas !
Diplomata de carreira,trabalha no Itamaraty, Joaquim Arnaldo Paiva,está aguardando no momento ser convocado pelo Itamaraty para ocupar um novo posto no Exterior,possui a sua origem materna nas terras dos Pocitos ! Elson Paiva de Oliveira,seu irmão é geólogo e Professor Universitário na UNICAMP.Os Ribeiro Paiva,por volta de 1850,começaram a chegar em São Pedro do Itabapoana.Eram os irmãos,assim cognominados: José Teodoro,Antonio Pedro e José Joaquim Ribeiro Paiva.