15 de janeiro de 2010

Balanço Geral

O Ano que passou merece um balanço geral,diante do municipio,do estado,do Brasil e do mundo ! As comparações imediatistas não são muito aconselháveis,posto que os fatos em muitos casos são compreendidos mais à frente ! São necessários cuidados nessa avaliação,porém as mazelas mais gritantes ou grotescas,exergadas a olho nú do dia-a-dia,essas não tem jeito !
A cidade de mimosa,salve Mimoso do Sul ,é muito barulhenta ! Os sons estão acima do permitido pelas leis do meio ambiente ! São muitos decibéis,são sons altíssimos despejados nos nossos ouvidos ! Durante o dia e a noite também ! Na cidade de Buenos Aires,existem placas com inscrições imensas,escritas assim : Silencio é saúde ! Esse aviso são para os motoristas,que lá em Buenos Aires,só buzinam quando realmente se torna necessário ! Essa prática de se produzir muito barulho,tira a qualidade de vida desse bucólico condado, e o torna estigmatizado,marcado por esse costume ,infelizmente que significa,que uma parte da cidade ainda está atrasada ! Quem sabe a cidade há muito está a merecer um plano diretor urbano ???
Ao estado,essa parada é antiga ! Êles não dão a mínima para o sul do Estado ! Frequentam porque ainda pertencemos ao Espírito Santo ! Igual escola de samba muito pobre,que vêem com somente com adereços de mão,e não apresentam samba-enredo ! Nenhuma proposta estruturalmente bem concebida,quero dizer : O Governo do Estado, o atual e tantos outros passados, nunca se dignaram a apresentar nenhum projeto substancialmente gerador de emprego e renda ! Não é "um passeio no bosque" ,mas o caminho a classe política conhece de cór e salteado !
O Brasil,esse país continental,na moda conforme a mídia nos informa,muito deixa a desejar no campo educacional,pois se enganam àqueles dirigentes que não investirem maciçamente na educação ! Principalmente na educação fundamental,essa é a mais importante de todas as outras que são complementares !Um dos maiores educadores do Brasil - Mestre Anisio Teixeira - afirmou há décadas passadas : sem educação não há solução ! Todas as representações populares,a saber : Câmaras dos Vereadores , Assembléias Legislativas onde habitam os Deputados Estaduais,Câmara Federal onde se encontram os Deputados Federais e o vetusto Senado Federal,com os seus senadores,todas essas casas de leis,os seus parlamentares,indistintamente espelham a sociedade brasileira,eles são o reflexo dessa sociedade em que vivemos,infelizmente... somente o povo educado poderá oferecer e escolher melhor os seus representantes ! A qualidade,creio,dos parlamentares seria outra ! Não me venham com ditadura militar que é muito pior,pois além de hipocrisia,escondem a sua corrupção debaixo do tapete !
Quanto ao mundo,esse planeta das guerras,sem dúvida,conquistou muitas vitórias,destaque para o avanço da tecnologia,a cibernética,ou seja a informática,o computador, a internet, eis o fenômeno da mais alta importancia e magnitude !
As pessoas estão mais saudáveis e estão mais longevas,vivem mais tempo do que num passado mais recente !
A tecnologia está a crescer a passos largos,mas a filosofia não ! Nem no amor,e nem na maneira pela qual a sociedade organiza e regulam as suas relações com os outros ! vale dizer,que o mundo mostra o radicalismo religioso,o nacionalismo racista,e as guerras,tudo isso colocam o homem na era da "pedra lascada " !!!
! Sempre mais !
Gilberto Machado !