1 de outubro de 2009

Santa Marta e o Meio Ambiente

##########################

A Fazenda Santa Marta,até onde a memória alcança,e depois com o auxilio da nossa enciclopédia escrita pelo historiador-mór, de São Pedro do Itabapoana,o mestre Grinalson Medina,que ensina, através do seu importante registro em 1931, através do seu livro - " Páginas da nossa terra " - nas páginas 88 e 89,afirma o escritor que a Fazenda da Santa Marta de propriedade do Coronel Manoel da Silva Mota,com o seus 400 alqueires de terras aproximadamente,terras essas, produtivas,conquistou o - Diploma de Honra do Instituto Agrícola Brasileiro - órgão do Ministério da Agricultura - com sede na então capital federal,Rio de Janeiro - por ter sido o maior produtor de café da região com um milhão de pés de café plantados,em diversas fases,tendo produzido na década de 1930 cerca de 4500 sacas,passando para a década de 1950,produzindo 7500 sacas,dessa vez sob a gerencia do seu genro - Lauro Lemos. A fazenda Santa Marta,além de possuir uma pequena usina geradora de energia hidrelétrica,símbolo de alta tecnologia,essa propriedade rural mostrou-se altamente produtiva pela visão empreendedora dos seus operosos proprietários,sendo que na época,chegou a empregar cerca de quinhentas pessoas.São paradígmas,exemplos a serem seguidos pelas gerações futuras !!!
Toda comunidade se organiza estrategicamente próximo a um rio e uma estrada para melhor fluencia das rotinas. A fazenda da qual estamos focando,é banhada pelo pequeno rio,que recebeu o mesmo nome da fazenda,pois,nasce no seu território circunscrito no passado,desaguando no Rio Muqui do Sul.É o mesmo rio que abastece,o hospital Apóstolo Pedro,as creches e as nossas escolas públlicas,os asilos e todas as casas da cidade.O rio Santa Marta está gritando por socorro, ! Não suporta mais receber dejetos humanos in natura,muito menos agrotóxicos e toda a sorte de lixo ! O Rio Santa Marta está poluido !
As decantações,as filtragens processadas não fazem mágicas ! Quanto melhor estiver a água recebida para o seu tratamento,consequentemente,o seu resultado será indubitavelmente dígno,de uma alta certificação.As residencias dos pequenos e médios proprietários,raríssimos são aqueles possuidores de fossas assépticas ,sem falar das casas simples e fixadas à margem da estrada,sem infraestrutura sanitária,que infelizmente,também despejam seus esgotos no Rio Santa Marta.Recentemente,fui positivamente surpreendido por uma crítica sábia, moderna e construtiva por parte de um representante do povo,que filmou,o estado deplorável em que se encontram a vegetação ciliar e leito do Rio Santa Marta.Se faz urgente providencias não só do poder público instalado em todas as esferas,bem a como da sociedade que deve se mobilizar para legar aos filhos,netos e descendentes posturas civilistas,na busca de uma melhor qualidade da água que bebemos !
Sei,sabemos das dificuldades existentes em todas as direções,porém,em se tratando de saúde,em se tratando desse preciosíssimo bem que é a água,não devemos tratar essa questão de forma desleixada,pois a água é a fonte da vida !
Assim como o Coronel Manoel Motta,conquistou um disputadíssimo premio na década de 1930,por ter sido o maior produtor de café desse Municipio,se faz mister,seguir o bom exemplo,que tal se canditássemos a arrebatar uma comenda,um premio da Organização das Nações Unidas - a ONU - por sermos uma comunidade que melhor cuida dos seus mananciais aquíferos ? Eis um sonho ou um desafio ?