13 de julho de 2010

Espanha

Um cartunista d’O Globo,na edição de segunda-feira ( 12.07),estampou no Caderno de Esportes uma imensa charge,onde o famoso pintor e escultor andaluz– Pablo Picasso - esmaga sob seus pés,o outro de igual fama o pintor impressionista,o holandês – Van Gogh ! A estampa não corresponde ao espírito democrático e libertário de Picasso ! Desnecessário simbolizar a vitória da Espanha sobre a Holanda dessa forma agressiva !
Ambos os países não merecem,nem Picasso e nem a Van Gogh ! A Holanda,através dos seus ascendentes,os boeres,invadiram e escravizaram desumanamente,o povo indefeso da África do Sul,tendo implantado uma duríssima política pública de separação racial,conhecida como apartheid,vencida pelo povo sul-africano,sob a liderança de Nelson Mandela,comparado somente a outro grande líder indiano,conhecido como Mahatma Ghandi ! Ambos derrotaram seus algozes,sem revanche, sem vingança ! E a Espanha,por ter espoliado,e praticado imensas carnificinas na América Latina e no México,onde dizimaram quase toda a população Asteca ! A Holanda e Espanha e tantos outros exploradores do mundo,estão a dever a Humanidade pelas atrocidades cometidas ! Se esquecemos,eles a repentem-nas !!!
A Espanha apresentou um futebol tradicional ,que alguns o chamam de futebol-arte,venceu a tática holandesa,que é uma estupenda condição física,capaz de correr todo o campo várias vezes,sem demonstrar cansaço significativo...O goleiro espanhol - Casillas - foi considerado o melhor de toda a Copa,e o melhor da partida foi Iniesta,marcado com bastante rigor.Na prorrogação,fez a diferança e marcou o gol da vitória ! O futebol bonito possue swing,a ginga do corpo,que Garrincha Pelé,eram mestres ! As tabelinhas,não estão fora-de-moda, os espanhois a praticaram durante toda a partida.Apesar da bola apresentada,a tal de jaburu,jabulaine,que poucos agradaram,a Espanha superou e enfiou-a nas redes do time ,que tem as cores da laranja, que se tornou azeda !
E deu UM a ZERO para a Espanha contra a agremiação,onde as tulipas negras são apreciadas por todo o mundo !
A FIFA é uma instituição anacronica,quase jurássica,pois os crassos erros das arbitragens foram vistos por todo o mundo através da tlelvisão ! E essa mesma FIFA não admite,tal qual o tenis e o futebol norte-americano,que aceitam as imagens eletronicas como tira-teimas das questões polêmicas ! A Inglaterra contra a Alemanha enfiou-lhe um gol,visto por todo o estádio,inclusive pelo presidente da FIFA,que assistiu esse jogo, o gringo suíço-alemão - José Blatter – e o juiz,nada viu, e o gol, não foi consignado ! Talvez o resultado da Copa tivesse sido outro ! Ser,ou não ser...essa é questão ! William Shakespeare se mexeu no seu túmulo !
Sempre mais,
Gilberto Machado