21 de março de 2011

Barack Hussein Obama

O cidadão e advogado Barack Hussein Obama,nasceu em 1961 na cidade de Honolulu,no estado do Havaí.De origem humilde,dentro dos padrões norte-americanos,tanto ele,quanto a primeira dama, Michele. O casal conquistou suas graduações em direito, pela vetusta Universidade de Harvard ! Barack Obama, é o quadragésimo quarto Presidente dos Estados Unidos da America do Norte. Ele e sua família visitaram o Brasil,nesse último fim de semana.Durante esse período, ele demonstrou claramente seu bom humor,sua simpatia, em estar em terras brasileiras ! Aqui nesse Brasil ainda periférico,lider do continente sul americano,situado abaixo da linha do Equador,onde - não existe pecado - de acordo com o poeta Chico Buarque de Hollanda. O presidente dos americanos do norte,teceu loas sobre o pais que ora visita,e declarou : ... “ cada vez mais o Brasil é um líder global “ Isso anima e levanta a auto-estima dos brasileiros,todavia ainda não exportamos de forma industrializada,nem a soja e nem a carne bovina.Muito menos o minério de ferro ! Os importadores, manufaturam,industrializam os produtos primários vendidos por nós,e consequentemente, ficam com a maior fatia do bolo !
Essa práxis, é o velho modelito capitalista vigente há séculos ,que é aplicado nos paises conhecidos, como do terceiro mundo e outros !
Barack Obama - é um fato espasmódico - na cultura política dos americanos do norte, e verdadeiramente,não se repetirá,infelizmente.Ele, Obama,não representa nem pelo discurso,e nem pela cor,o ideário dos “quakers” – um grupo dissidente da Igreja Anglicana,que migrou da Inglaterra para colonizarem os Estados Unidos, Os " quakers " possuem (pasmem !) o seguinte lema : “ vós sois meu amigo,se fazeis o que vos mando “ . E não tem o apoio, de outros segmentos da robusta e espaçosa elite estadunidense.
Esses longos processos do materialismo histórico, no avanço das representações populares é um enigma difícil de ser decifrado. As tentativas foram inúmeras e quase nada exitosas ! Destaque parcial para a China,que pincelou o seu sistema,com tinturas do capitalismo. A propósito, esse país continental, comete um monumental equívoco no seu tempo,quando veta a independência do Tibete.Há no ar,além dos aviões de carreira,uma perplexidade no mundo!
O presidente Barack Obama, tem os seus limites,pois é sabido,que nenhuma medida é assumida, sem que o Congresso Americano discuta, aprove ou não a matéria.
Assim funciona a democracia. O Brasil reivindica a sexta cadeira no Conselho de Segurança da ONU – Organização das Nações Unidas – e persegue esse espaço desde 1945,data da criação da ONU.Na época, a Inglaterra e a então União Soviética votaram contra.
O Brasil é o único pais da América do Sul, que enviou tropas para a sangrenta Segunda Grande Guerra Mundial ! Não basta só o apoio dos americanos,são necessárias articulações com os principais protagonistas, desse jogo internacional, de um pôquer genuinamente político !
O presidente Obama,declarou por escrito,friamente, que “aprecia” o desejo do Brasil ..... há quem afirme que pelo fato do Brasil,ter votado corajosamente,pela abstenção,quanto a um ataque das forças da ONU a Líbia, essa atitude transformou-se
numa gélida ducha nas tratativas pró Brasil no Conselho de Segurança !
Barack Obama foi um presente,como se fosse num natal dos pobres...de pouca durabilidade,e ele sabe disso...Foi muito bom tê-lo entre nós,com toda a sua família,que muito nos honrou.Ele falou em português,ganhou camisa do Flamengo,comentou sobre a realização da partida entre o Botafogo X Vasco,da beleza do Rio de Janeiro,visitou a Cidade de Deus,com os seus 38000 habitantes,conheceu a gentileza do povo brasileiro.Mas, é sempre bom lembrar,que o paradígma - yankee - é a conquista.Esmagam se necessário,para manterem o " american way of life "
Este mandamento,está na sua genética,tal qual os césares da Roma antiga !

Nenhum comentário:

Postar um comentário