12 de agosto de 2011

O passado e o presente !


                                                          São Pedro
Em 1776, se inicia o povoamento do importante porto fluvial  de Limeira, à margem esquerda do majestoso rio Itabapoana. Essas terras, na fronteira do ES/RJ; foram arrematadas dos jesuitas em leilão público por Antonio Pereira da Silva. Esse porto era o escoadouro dos bens produzidos na circunvizinhança, que embarcados, rumavam para o porto marítimo de  Barra de São João, que pertencia a capitania de São Tomé, no atual estado do Rio de Janeiro.
Em 1852, por iniciativa do seu ascendente Manoel Joaquim Pereira, surgia a povoação de São Pedro. A Lei provincial No.444, de 26 de novembro de 1863, sob a invocação de São Pedro apóstolo, criou-se com sede em Limeira, o distrito de São Pedro de Alcântara do Itabapona, que pertencia a sesmaria do Itapemirim, atual Vila do Itapemirim. Em vinte e nove de julho de 1887, São Pedro de Alcântara do Itabapoana, conquista a sua independencia  e passa a categoria  de vila. Creio ser o pseudonimo Alcântara, uma demonstração de inequívoca de subserviencia a familia imperial, que ainda grafam esse nome com pompa e circunstancia,como se estivessem no poder.
E a fazenda Mimoso, foi assim batizada, segundo a lenda, em função do  nome  de um touro, do mesmo nome, daí o toponômio de Mimoso, sendo do sul para diferenciar de uma outra cidade, chamada  de Mimoso,  do estado do Mato Grosso. Mimoso do Sul, foi fundada em 1858, pelo Capitão Ferreira da Silva.
No dia histórico de  29 de outubro de 1930, Getulio Vargas, vindo das terras gauchescas, amarra os seus cavalos no Obelisco, na Cinelandia, Rio de Janeiro e  depõe pela força o  Presidente Washington Luis, e assume o poder por 15 anos como ditador. Em dois de novembro do mesmo ano, o bucólico São Pedro do Itabapoana, sofre um golpe político, que consistia de um comboio de  treze caminhões com homens armados, vindos de outras cidades vizinhas, que se dirigiu a indefesa e culta Vila de São Pedro. O golpe estava respaldado pela performance de Getulio Vargas no plano nacional. Esse aparato guerrilheiro era comandado pelo Waldemar Garcia, que curiosamente, é o avô do ator "global" Stenio Garcia. O municipio em tela, é um dos dez maiores do estado em extensão territorial, sendo que no ano de 1949,conquistou premio por ter sido o maior produtor de café do Brasil. A cidade recepcionou nos seus palanques desde o Presidente João Belchior Goulart,  até o líder político, o governador do então estado da Guanabara, Carlos Frederico Werneck de Lacerda.  Os bons fluídos culturais sopravam da então capital Rio de Janeiro, em diração a essa cidade. A proximidade, movimentavam os  moradores a se deslocarem  com freqüência, pois na metrópole supracitada, se oferecia mais oportunidades e bons serviços. O cine-teatro São José, é um dos melhores do país, e foi inaugurado em 1953, com presenças marcantes dos ícones da Radio Nacional, a saber: Renato Murce, Baden Powel de Aquino, e tantos outros. Há cerca de duas mil pequenas e médias propriedades rurais, e uma respeitável bacia leiteira, e uma significativa produção de café conilon, e coffee arábica, em Conceição de Muqui. Como se registra em todo esse Brasil continental, por aqui,se observa também, um alto crescimento demográfico, contudo,muito abaixo ainda, da marca 32.000 habitantes, na década de 1960. Existe uma necessidade urgente da geração de emprego e renda, isto posto, um sonho factível de se realizar, seria a implantação de pequenas  industrias ao longo dos trinta e dois quilômetros de BR 101, que atravessa esse condado. As respeitáveis jazidas de petróleo na  vizinha Presidente Kennedy, estão próximas do marco divisório. Essa proximidade se localiza através do distrito de São José das Torres. Se faz mister, a construção de comprometidas e transparentes alianças politicas, para tocar em frente projetos estratégicos, na busca de industrias e ou serviços para a  região. Pode-se assegurar, uma longa e significativa isenção de impostos municipais para esses empreendimentos. Expectamos empresas complementares, como supridoras das transacionais ,que estão se estabelecendo em escala geométrica em Presidente Kennedy. Tal processo se for à frente, beneficiaria por capilaridade todos os demais municipios,  em torno do núcleo central do conglomerado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário