9 de agosto de 2011

O bem-te-vi







Os bem-te-vis são elegantes, e gorjeiam e encantam a cidade e o campo. São dez os seus diversos tipos, eí-los alguns : Bem-te-vi pequeno,Bem-te-vi do bico chato,Bem-te-vi do gado,Bem-te-vi-prata,Bemtivizinho e Bemtivizinho do brejo.Mas,o Bem-te-vi que ouvimos, é o Pitangus Sulfuratus Linnaeus,habitante das zonas do cerrado, caatinga, e urbanas. Se alimenta de peixes,frutos,ovos de outras aves,etc e tal.
O bem-te-vi, mede em torno de 225 mm, as fêmeas põem três a quatro ovos,de coloração amarronzada,e o seu período de incubação é em torno de dezoito dias. Somente a fêmea choca seus ovos,pois é sabido que em outra aves, é o macho e femea quem chocam,se revezando,por exemplo assim agem, os pica-paus. O bem-te-vi,é encontrado em toda a América do Sul e no sul dos Estados Unidos
O ninho dos bem-te-vi é esféricos,parecendo uma bola de futebol.A entrada do seu ninho é lateral, para melhor conforto,é  todo forrado com capim seco e fibras vegetais.A medida média desse ninho é de 450 mm de diâmetro,ou melhor, de rodo.
Bastante sagaz,é um  garimpeiro de comida,pois descobre sempre novas fontes de alimentação.Protege bravamente o seu lar, contra os predadores,em especial os gaviões, seus principais inimigos. É uma  ave muito cromática,contudo menos do que o Martim Pescador. O bem-te-vi, sempre em traje de gala,é elegante, e no alto da sua cabeça é de  um  amarelo ouro,contornadas por listras nas cores pretas. .Seus olhos negros, tem o fundo branco,novamente com um risco enegrecido, e depois as cor branca na altura da garganta.
Em seguida, o peito se repetindo os tons amarelos ouro. O bico é  resistente,escuro e longo.Sua cauda é de coloração escura. 
O bem-te-vi, canta durante o voo, e não desafina . É  pássaro despertador, quando juntos, pois anuncia a alvorada feito a banda de música. Vocalizando seus cânticos no inicio das manhãs. Mal comparando, há uma lenda, que alguém  em priscas eras, perguntou ao Rui Barbosa, qual  foi a receita do sucesso dele. Ele meneou a cabeça, e respondeu com ênfase: o sol nunca me encontrou na cama. De alguma forma o bem-te-vi, poderá ser um coadjuvante àqueles,que tentam acordar, antes do sol nascer. É uma das mais populares avezitas da fauna brasileira. Na Guiana Francesa,é chamado de “qu’est-ce”(o que é?), e na Argentina benteveo. O seu cantar tem o som trissilábico, dando a entender, que emite sonoramente a palavra: bem-te-vi. Daí, a origem do nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário