17 de abril de 2010

Oriet Bay !

Discorrer sobre a dramaturgia humana,ou da representação das comédias,esses são temas buscados e rebuscados em todo o planeta ! Na primeira citação,quando se tratar da interpretação dos dramas,nada melhor do que essa lenda viva de origem inglesa,chamado William Shakespeare ! Que na sua língua pátria ,vinte mil verbetes foram por ele criados e incorporados no idioma ingles !
O romance-drama mais conhecido de William Shakespeare,chama-se : Romeu e Julieta,fazendo sucesso desde o início do século XVI !!! Exceção para as tragédias gregas de Sófocles,que é o pai desse estilo teatral !
Na segunda citação,não se deve esquecer do escritor,diretor e ator também de cidadania inglesa,que no dia 16 desse mês, se vivo fosse,se comemoria o seu aniversário de nascimento.Esse símbolo da sétima arte,ou seja do cinema,é o fabuloso Carlitos,cujo nome completo é Charlie Spencer Chaplin ! Quem não viu,procure assistir os seus filmes.tais como : O Grande Ditador , Tempos Modernos,ou quaisquer outras fitas desse gênio da cinematografia !
Mas aqui nesse condado,do touro Mimoso,nome dado pelo Capitão-mór Jose Ferreira,o primeiro colonizador da então futura mimosa,salve Mimoso do Sul.Mesmo sendo um condado, não somos ingleses,mas se Shakespeare ou Charlie Chaplin aqui estivessem vividos,não lhe faltariam temas inusitados,alguns bizarros outros cheios de surrealismo,eis um deles !
“Na década de 50,apareceu nessa mui altiva cidade um gajo,melhor dizendo um mágico,ao pé da letra !
De pomposo nome,atendia por Oriet Bay , e fora contratado para se apresentar no Cine Teatro São José,o qual foi inaugurado em 1953,pelo empreendedor por José Maria de Oliveira,que nos anos dourados foi várias vezes presidente do Independente Atlético Clube,um grande time,colecionador de muitas e muitas vitórias ! Oriet Bay ,era um nome conhecido nacionalmente,na atividade eclética da mágica ! A sua chegada na cidade causou um verdadeiro frisson ! Um alvoroço geral na população !
Oriet Bay era um excêntrico,misterioso e pessoalmente,bastante exigente.Tinha os olhos grandes e amendoados,parecendo duas grandes jabuticabas ! Nas raríssimas vezes que se dirigia as pessoas,seu olhar,era como se fossem duas labaredas de fogo ! Para seduzir ou para aterrorizar os seus interlocutores ! Era o estilo Oriet Bay ! Afinal de contas,tratava-se de um artista !
Era lacônico ,pouco conversava .Prometia uma mágica nunca vista : desapareceria com uma mulher em pleno palco !
A Rádio difusora,ZYO 26,na voz de Hilton Abi-Rihan,exaustivamente anunciava aos quatro cantos do universo da cidade ,que Oriet Bay,trazia os melhores truques do Oriente ! E o povo da cidade de olhar atento nos seus relógios,aguardando freneticamente,chegar a hora H,para dar início a esse tão esperado espetáculo !
Hilton Abi-Rihan ,é um mimosense,um grande expoente da comunicação,e está inserido na história da radiodifusão brasileira.
O mágico se hospedou no Mimoso Hotel,sendo os seus proprietários - Otacílio e sua esposa,Dona Memena,que o trataram como se fosse um sheik das arábias ! Improvisou uma ampla suíte.As suas refeições eram servidas nos seus aposentos ! Só faltou pedir travesseiros de penas de gansos,igual ao legendário bailarino Nureyev,do Ballet Bolshoi de Moscou ! Oriet Bay ficava na clausura do seu quarto feito um monje beneditino.Enguanto isso no Cine Teatro São José,o público fervilhava ! As pessoas se comprimiam pelos corredores laterais do cinema ,pois todas as poltronas estavam ocupadas ! Recorde de bilheteria ! Um verdadeiro Fla-Flu ! Para variar o astro-maior se atrasou,por algum tempo.As pessoas estavam irrequietas,aguardando a sua chegada. Porém,eis que de repente,adentra correndo no palco – Oriet Bay em carne osso,diante de todos,e em voz alta disse: respeitável público,meu cordial boa noite !!! Palmas,urros,assovios e gritos,saúdam-no efusivamente ! O mágico tinha como indumentária,um redondo turbante em torno da sua cabeça todo cravejado de pedras,imitando diamantes.Sua camisa de manga comprida,era de seda brilhosa,e um longo sobretudo de cor cinza claro,repleto de penduricalhos,desenhos de mesquitas,de minaretes,enfim,em homenagem a terra do grande profeta Maomé ! Sua roupa correspondia ao exercício da sua profissão.As primeiras apresentações,foram as tradicionalmente conhecidas,e dizia em alto e em bom som : abra,cadabra ! E uma pombinha saia da sua cartola,e depois fazia desaparecer um baralho das suas mãos.Mas,o ponto alto do espetáculo seria o sumiço de uma mulher,sua auxiliar, em pleno palco,sob os olhares vigilantes e atentos dos expectadores ! A platéia se frustrou,pois a mulher esperada não apareceu,porém desapareceu ! Mas como ? Não é possível,isso acontecer ? Todos se interrogavam ! O povo reagiu aborrecidamente ! Eis a questão : Aylsa, era uma jovem bonita, bilheteira do Cine-Teatro São José,que num acesso de uma louca paixão,se atirou nos braços do mágico e fugiu,desaparecendo para sempre !
E ficaram casados até que a morte os separou .Aylsa se tornou viúva e sucessora das suas magias e truques,com a alcunha de - Aylsa a vidente da Europa - Essa é uma estória de verdade.

Sempre mais,

Gilberto Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário