19 de abril de 2010

Vade retro Satanás

A crônica de hoje estará fugindo do seu trilho habitual,pois estou a escrever dos incômodos,das coisas desarmônicas que a maioria das pessoas evitam falar,principalmente,de forma pública ! Ser urbano é ter a consciência que o direito de um cidadão dever ser respeitado em nome da urbanidade,da convivência pacífica e da civilidade ! E assim deve caminhar a Humanidade.
Esses são os pressupostos universais que regulam a humanidade,são normas,que foram aprimoradas no pós-guerra,destaque para a sangrenta Segunda Grande Guerra Mundial, com a criação da Organização das Nações Unidas,e ao mesmo tempo,os países ,democraticamente,elaboraram e aprovaram a Declaração Universal dos Direitos do Homem !
Nos pequenos condados,vilas e cidades,essas regras,deveriam ser mais observadas,pois em princípio,as famílias são velhas conhecidas ou possuem afinidades,de morarem na mesma rua,bairro,ou seus filhos e ou netos frequentam a mesma escola,ou o mesmo templo religioso...e assim por diante ! Em suma,os grupos sociais de alguma forma, interagem !
Contudo,nesse torrão,nesse augusto torrão natal,algumas gentilezas estão ausentes em alguns poucos concidadãos ! Há dias,na região da Praça das Mangueiras,os moradores foram surpreendidos,quando o ar que respiramos,se tornou,fedorento,fétido,pútrido ! Muito pior do que um esgoto a céu aberto ! Tudo isso aconteceu na “hora sagrada do almoço”.Era um imenso caminhão transportando o látex ou seu derivado,das seringueiras,que estacionado nessa praça,permaneceu horas...O que fazer ? nas noites,depois do trabalho estafante,um orador de um templo, a pleno pulmões,portanto um eficiente " boca de ferro " ,vocifera : Vade retro Satanás ! Desaloja demônio !!!
Noutro dia,o idoso cai,pois as calçadas não obedecem um padrão,cada morador a construiu de acordo com a sua necessidade...esqueceu que o passeio é público,do povo !
Os prédios,sem nenhuma orientação,tem a sua altura de acordo com o desejo do freguês !
Os cachorros igual a Paris no verão,estão à solta pelas ruas,aqui em todas as estações !
Em Paris as madames vão para os balneários e libertam seus cachorrinhos na rua. A Prefeitura,consciente do seu dever, os prendem, e se os donos aparecerem para resgatá-los,cobram-se-lhes uma enorme multa ! Os insuportáveis decibéis dos carros de som,que poderiam diminuirem os seus volumes,só um pouquinho ! Ou os seus anunciantes poderiam solicitar-lhes menos barulho nos tímpanos da população ??? Registro,também que a bucólica e histórica São Pedro,está com as suas noites,exacerbadamente sonorizadas ! Nessum dorma ! Ninguém dorme ! É a ópera Turandot,é Puccini, à moda : vamo que vamo ! Da insignificância,do meu arroz de terceira,tenho cá,imensas dificuldades em me dirigir ao poder público,pois,carrego há muito, o sonho,que a sociedade educada,alcançará dias melhores . Todavia,se estiver equivocado,seguirei o ditado : os incomodados que se retirem !
Sempre mais,
Gilberto Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário