25 de julho de 2011

Um olho no gato, o outro no peixe





A Noruega é um pais nórdico, porque fica no norte da Europa junto com a Dinamarca, Finlândia,Islândia e Suécia.Lá as temperaturas são baixíssimas, atingindo quarenta a cinqüenta graus centígrados abaixo de zero! Essa região é também conhecida como Escandinávia,que deriva a sua origem etimológica do escândio,onde esse elemento químico foi descoberto em 1879. O escândio tem o peso atômico de número vinte e um. É um metal leve e muito raro.Assim ensinou o expatriado-grego, Professor Pitacus,que foi morador na Rua Crispim Braga,com sua esposa Dona Lourdes.
A Noruega apesar do seu rigoroso inverno,é um pais detentor de índices, que indicam ser uma das melhores qualidades de vida de todo o mundo.São somente quatro milhões e oitocentos mil habitantes! Eles ascendem dos vikings,bravos guerreiros, e nativos dessa região, e também, exímios navegadores. Desde 1898,os noruegueses votam em seus candidatos, e o sistema político vigente, é um parlamentarismo com monarquia,consequentemente,a eleição pelos parlamentares do Primeiro-Ministro.
De inspiração social-democrata,é defensora intransigente dos direitos humanos. A saúde e a educação são socializadas e paradigmática,ou seja,são exemplares diante de todas as demais sociedades do planeta! Na Segunda Grande Guerra,a Noruega foi ocupada pelos alemães nazistas,de 1940 até 1945.Desde então,é um país harmônico e em paz social.O mundo se surpreendeu,quando um serial-killer,assassinou dezenas de jovens,num encontro do partido trabalhista noruegues, na Ilha de Utoya, e fez explodir um prédio público.O autor,foi preso e se diz cristão fundamentalista,de extrema direita e anti-muçulmano.O exterminador,deixou um relatório desconexo,se posicionando contra os muçulmanos e criticou o Brasil, que é mau exemplo,por possuir uma população multicultural,de cruzamentos genéticos entre as raças, indígena,branca e negra.O matador é um covarde,pois poderia mostrar o seu potencial ,enfrentando os soldados do Jihad,de imspiração islâmica.Escolheu o alvo fácil, de atirar com um poderoso fuzil,jovens indefesos numa ilha paradisíaca,próxima da capital Oslo.O matador tem trinta e dois anos anos,e tem um razoável poder aquisitivo, e tinha atividade rural.Participava de um Clube de Tiro,e por isso possuía porte-de-arma,o que facilitou sobremaneira empreender essa dantesca carnificina.O Código Penal da Noruega é muito suave,prevê a pena máxima de vinte um anos de reclusão,podendo tornar-se,perpétua.A imprensa divulgou que até o presente,já morreram cerca de dezenas de pessoas,podendo aumentar,pois outros jovens estão em estado crítico nos hospitais.
O absurdo desse ato,há tempos passados,não nos importunava.Um equívoco,pois a solidariedade deve ser transcendental,e romper fronteiras,pois, no dia sete de abril de 2011,fomos vítimas de um massacre em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde 12 crianças foram assassinadas,por um psicopata.Diante dessa tragédia,nós cidadãos brasileiros,partilhamos juntos da dor do povo noruegues ! É preciso ter um olho no gato e  outro no peixe !

OBS.: FACE A MATÉRIA CIMA CITADA,A EMBAIXADA DA NORUEGA,EMITIU A SEGUINTE NOTA :

Enviadas: Terça-feira, 23 de Agosto de 2011 17:59
Assunto: FW: Embaixada da Noruega - agradecimentos
From: Mona.Berg.Jaegger@mfa.no
To: gbragamachado@hotmail.com
CC: emb.brasilia@mfa.no
Subject: Embaixada da Noruega - agradecimentos
Date: Tue, 23 Aug 2011 14:18:07 +0000

A Embaixada da Noruega vem manifestar seus sinceros agradecimentos pela mensagem de condolência e solidariedade recebida por ocasião dos atentados em Oslo e em Utoya no último dia 22 de julho.
Neste momento tão triste e doloroso que a Noruega atravessa, as mensagens de condolência com palavras de conforto e solidariedade atenuam o sofrimento do povo norueguês.
Dezenas de telefonemas, faxes e e-mails foram recebidos pela Embaixada. Estes gestos generosos de solidariedade têm ajudado muito neste momento tão difícil.
Sua mensagem será encaminhada ao Ministério das Relações Exteriores em Oslo.
Atenciosamente,
Embaixada da Noruega em Brasília
Mona Berg Jaegger
Assessora Política e Econômica
Embaixada Real da Noruega
Av. das Nações, Qd. 807, Lt. 28
70418-900, Brasilia - DF, Brasil
Tel: + 55 (61) 3443 8720

Nenhum comentário:

Postar um comentário